Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Até 15 de janeiro de 2026, o Museu do Imigrante de Bento Gonçalves sedia a mostra literário-artística “Vozes Múltiplas”, que faz do projeto cultural liderado pela bibliotecária, produtora cultural Eunice Pigozzo e com curadoria artística da historiadora Dra. Cristine Tedesco, com panorama que expressa a pluralidade de gênero na escrita e no corpo, as lutas e a visibilidade, a identidade e a presença na sociedade multifacetada.

Mulheres negras, indígenas, rurais, as trans, que chegam ao século XXI revindicando espaços sociais em textos e imagens de 28 mulheres artistas brasileiras que expressam lirismo e atitudes, dores e acolhimentos. Vivências que falam diretamente à diversidade, esta exercida na totalidade da vida e do social. O público que visitou a exposição expressou sua gratidão, relevância e urgência do tema que tocou a sensibilidade, onde a união entre literatura e artes visuais criou espaços amplos de experiências e de corporalidades.

O circuito da mostra iniciou na 40ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, seguindo para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves e Centro Cultural Tuiuty.

A iniciativa é resultado de um projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, com investimento de R$ 50 mil, viabilizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, dentro do Edital nº 01/2024 – Cultura: Aproximar Arte e Vida Através da Construção Coletiva, que também viabilizou a produção da agenda cultural Vozes Múltiplas, que está à venda na Dom Quixote – Livraria pelo valor de R$ 60,00.

Serviço
O que: mostra literário-artística “Vozes Múltiplas”
Período de visitação: até 15 de janeiro de 2026
Horário: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h e 13:30 às 17h
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto