Mostra 'Sussurros' revela o mais novo artista visual de Bento Gonçalves

Até 26 de novembro, a Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves sedia a exposição artística “Sussurros”, do jovem artista visual Leonardo Dall Oglio Perin Celso. Em sua biografia, que conta 16 capítulos, Leonardo já traz um espírito criador, com potência imaginativa e permeada de referências estéticas. Suas obras traçam um painel que, por ora, bebe da fonte gótica.

Jogos de luz e sombra criam um traço forte e preciso, de figuras saídas de sonhos, pesadelos, realidades paralelas ou multiversos. Nos desenhos, a admiração do espectador percorre a objetividade técnica, que já nasce analítica em sua gênese. Neste gabinete próprio, Leonardo nos leva a perscrutar a sua acuidade ao corpo humano, trazendo sua natureza como máquina tensional e pulsante, dona de seus sentimentos e emoções, expressas em frafite, carvão e giz pastel preto. Como diz seu perfil artístico, sua referência é o artista polonês Zdzisław Beksiński.

Preto e branco, realismo, gótico: são os conceitos iniciais que norteiam “Sussurros”, título sugestivo e imbuído de polissemias, de narrativas que se abrem para a olhar e a percepção, onde atravessa as leituras de mundo possivelmente onírico, mas pleno de metamorfoses do silêncio.

Leonardo nasceu nas interseções das linguagens artísticas. Sua mãe, Giulia Dall Oglio, musicista, e seu padrasto, Willian, músico, cuidaram de educação estética, sempre estimulando e acompanhando a evolução de Leonardo, que já apresentava sinais desde um ano de idade pelo desenho. Os anos formaram e fomentaram sua vocação para as multifacetadas moradas das artes. Pudera, Leonardo já expandiu sua atuação artística e toca piano, baixo e violão.

“Fico muito orgulhosa. Quanto mais linguagem absorve, consegue devolver algo mais conceitual, trabalhado, transmutando as regras ditas”, destaca Giulia, sobre a mostra.

Serviço
O que: “Sussurros”, de Leonardo Dall Oglio Perin Celso
Período de visitação: até 26 de novembro de 2025
Horário: 8h às 21h
Local: Fundação Casa das Artes – R. Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita