Memória

Mostra 'Merica merica, cosa sarala ‘sta Merica?' é prorrogada em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação Museu do Imigrante
Foto: Divulgação Museu do Imigrante

Alusiva aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a mostra “Merica merica, cosa sarala ‘sta Merica?”, organizada pela Associação Nacional de Emigrados e Ex-Emigrados das Américas e Austrália (Anea Brasil), em exibição no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves, foi prorrogada até 30 de novembro de 2025.

Com curadoria do artista visual, Ademir Gugel, traz documentos, cartas, passaportes, atestados de saúde e fotografias que registram a saga da imigração ítala. A partida para o novo deixa no país de origem o sentimento de saudades, sendo que o deslocamento era necessário para sobrevivência, tecendo uma crônica de vidas em trânsito, de sentimentos de esperança, de partidas e chegadas.

Da vida difícil na Itália, o empreendimento também se mostrou rigoroso, onde tiveram que fazer tudo do zero, falando de como eram as terras designadas para os pioneiros. No entanto, o afeto permeia as relações distantes, para além das dificuldades. A vida se renova no outro lado do Atlântico, formando a base civilizatória de Bento Gonçalves e região.

A exposição também presta homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, comemorado em 2024.

Serviço
O que: “Merica merica, cosa sarala ‘sta Merica?”, da ANEA-Brasil
Período de visitação: até 30 de novembro de 2025
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 12h e 13:30 às 17h
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto