
A 11ª edição do TumTum Festival começa a ganhar forma, em Caxias do Sul, com a abertura da Expo TumTum, marcada para a próxima quinta-feira, dia 29 de janeiro, às 17h. A exposição itinerante irá marcar o pontapé inicial da programação do festival 2026, tendo como primeira parada o Espaço Cultural Mário Crosa, na Câmara Municipal. A visitação poderá ser feita até 12 de fevereiro.
A Expo TumTum reúne um acervo fotográfico que percorre a trajetória do festival ao longo da última década, com registros de alguns dos mais de 250 shows já produzidos. Além de celebrar essa história, a exposição antecipa momentos-chave da edição 2026, como a abertura do edital de seleção de atrações, em maio, e o início do Aquece TumTum, que terá início em março.
Após o período na Câmara, a mostra seguirá em circulação nos próximos meses por outros espaços da cidade, como a Praça CEU, no bairro Cidade Nova, e a sede da Secretaria Municipal da Cultura, em São Pelegrino.
Em 2026, renomeado como TumTum Festival e Conferência, sob o tema “Futuros Que se Tocam”, o projeto será realizado ao longo de uma semana. O line-up irá reunir artistas contemporâneos da cena musical da América do Sul, fortalecendo seu eixo formativo, com mentorias, oficinas, debates e showcases em parceria com a UCS Escola de Música.
Entre os profissionais confirmados para participar da etapa formativa estão a paulista Dani Ribas, PHD em Sociologia e coordenadora do Instituto Abramus, e a gaúcha Dedé Ribeiro, produtora cultural há mais de 30 anos e com formação na Sorbone.
A realização é de Juli Pandolfo Conexões Criativas, com financiamento da LIC Municipal. Mais informações e novidades podem ser conferidas no Instagram, pela conta @tumtumfestival_.