Após sete anos, o tradicional “Salão Sul – Mostra de Dança de Salão” está de volta a Caxias do Sul, com uma programação gratuita que celebra a dança, a música e a participação popular. Realizado nos póximos dias 23 e 24 de agosto, sábado e domingo, o evento chega à sua 7ª edição com um novo formato, que une aulas-show com grandes profissionais, entre eles um ícone da dança de salão: Carlinhos de Jesus.
Haverá ainda Baile de Rua, aberto ao público, na calçada do Moinho da Estação, com apresentações de vários tipos de dança, entre elas samba e música gaúcha. Para o domingo, há uma grande expectativa pelo espetáculo de encerramento, que já está com os ingressos esgotados. Haverá apresentações de dança na Casa da Cultura ao som da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul e da cantora Verônica Ferriani, conhecida por sua potência interpretativa e carreira internacional.
A variedade de atrações de altíssimo nível faz parte da história do Salão Sul – Mostra de Dança, que iniciou em 2010 e vem contribuindo no fomento da cultura da dança de salão e na formação de público. Entre os destaques da mostra, sem dúvida, está a presença de Carlinhos de Jesus, referência nacional na dança de salão, especialmente no samba de gafieira. Considerado um dos maiores artistas da área, Carlinhos retorna a Caxias do Sul — sua última vinda foi no Salão Sul, em 2018.
Ao lado da parceira de palco Michelle Barreto, integrante da Cia Carlinhos de Jesus, o bailarino conduzirá uma aula-show gratuita no sábado (23) e também estará presente conversando com o público no espetáculo de encerramento, no domingo (24).
A programação do sábado começa às 16h, com oficinas e intervenções de dança abertas ao público, realizadas na calçada do Moinho da Estação, próximo à Estação Férrea de Caxias. O público poderá participar de uma aula-show de dança gaúcha com o tradicional grupo Os Gaudérios, que há mais de quatro décadas promove a cultura do sul do país em palcos nacionais e internacionais.
Haverá ainda uma oficina de forró com os professores e organizadores do evento Caroline Zini – que construiu sua trajetória entre o balé, a dança contemporânea e a dança de salão – e Giovani Monteiro – especialista em diversas modalidades e atuante como coreógrafo e professor desde os anos 1990.
Em caso de chuva, toda a programação do sábado será transferida para o Pátio da Estação (Rua Olavo Bilac, 503 – Bairro Rio Branco).
Serviço
O que: Salão Sul – Mostra de Dança de Salão
Evento gratuito
Quando: 23 e 24 de agosto (sábado e domingo)
Onde: Em frente ao Moinho da Estação, na Estação Férrea e na Casa da Cultura.