Foto: Divulgação/Crédito Íkaro
Foto: Divulgação/Crédito Íkaro

O Mercado de Arte de Caxias do Sul é uma feira voltada para produções artísticas do segmento das Artes Visuais, que apresenta obras de diferentes linguagens e técnicas de variados artistas da cidade de Caxias do Sul, da Serra Gaúcha e da região metropolitana.

Promovendo a circulação e o consumo da arte local, a última edição do ano de 2025 acontecerá no próximo domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 15h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Seu principal objetivo é reunir artistas visuais e suas obras em diferentes linguagens, com o intuito de valorizar, fomentar e estimular a produção artística. O evento é exclusivo das Artes Visuais e contará com a exposição e comercialização de obras envolvendo fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzines, lambe-lambe e outras técnicas.

Os artistas participantes desta edição são: Alex Pessôa, Diogo Borba, Gesiel Oliveira, Íkaro, Larissa Pasqualotto Scopel, Luana Bacana, Marciah Casal, Maff, Marias Lavrandeiras, Marina Procházka, Sabrina Dani, Sergio Rodrigues, Tesla Studio, Vibiana Cornutti de Lucena e Victor Hugo Porto.

Além da diversidade em obras de arte para apreciação e comercialização, às 16h30min acontecerá a Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP). Durante o evento, o DJ Chico Algo estará no palco do Zarabatana Café, apresentando a fusão da paixão latina com a alegria brasileira. Uma viagem sonora onde cumbia, reggaeton e salsa se encontram com samba, forró, MPB e eletrônico, conectando almas e culturas através do ritmo.

A mediação da visita ao AMARP será realizada pelo servidor e historiador Felipe da Silva Vitória e pela curadora e gerente da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho. O ponto de encontro será às 16h30min, em frente à sala administrativa da Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro de Cultura.

O acervo celebra, em 2025, seus 50 anos de história desde sua criação como Aldo Locatelli (1975). O AMARP foi instituído em 7 de maio de 2004 e tem como objetivo conservar a produção artística da cidade ao longo da história. Possui grande diversidade de obras feitas por artistas de renome local e nacional, incluindo pintura, gravura, escultura, fotografia e demais linguagens da arte contemporânea. O AMARP integra a Unidade de Artes Visuais (UAV), que atualmente realiza a guarda, conservação, manutenção e registro das obras mantidas no acervo, além de ações internas e externas com as obras em exposições de arte e materiais educativos.

O Mercado de Arte tem apoio cultural da Sittal Madeiras, tem entrada franca e acontecerá das 15h30min às 19h30min no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, localizado na Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo, Caxias do Sul/RS.

Serviço:

Mercado de Arte – Feira Exclusiva de Artes Visuais
Com obras dos artistas: Alex Pessôa, Diogo Borba, Gesiel Oliveira, Íkaro, Larissa Pasqualotto Scopel, Luana Bacana, Marciah Casal, Maff, Marias Lavrandeiras, Marina Procházka, Sabrina Dani, Sergio Rodrigues, Tesla Studio, Vibiana Cornutti de Lucena e Victor Hugo Porto. 
• DJ Chico Algo
• Visita ao AMARP

Dia: 14 de dezembro de 2025, domingo, das 15h30min às 19h30min
Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
(Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo, Caxias do Sul/RS)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre