Foto: Boca Migotto/Arquivo Pessoal
Foto: Boca Migotto/Arquivo Pessoal

O escritor e cineasta natural de Carlos Barbosa, Boca Migotto está lançando seu quarto livro Mais um inverno (Ed. Pragmatha, 2025, 272 págs.), que tem a Serra Gaúcha e a imigração italiana como pano de fundo. A obra, que já foi apresentada nas feiras de Bento Gonçalves e de Veranópolis, agora será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre. A sessão de autógrafos será nesta sexta-feira, dia 07 de novembro, às 18h. Na feira, o livro está disponível na Banca dos Autores Independentes.

Após Na antessala do fim do mundo (2021), Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre – ou como o cinema imagina a capital dos gaúcho (2022) e A última praia do Brasil (2023), Boca Migotto, toma como pano de fundo a Serra Gaúcha para desenvolver uma narrativa que acompanha a trajetória de Italina Fabbri e, através dela, as transformações da região desde os anos 1930.

Segundo Tailor Diniz, escritor que assina a orelha do livro, “Mais um inverno traz para o papel, o que é sempre difícil de fazer, a alma de uma região bem conhecida dos gaúchos, a colônia de imigrantes italianos, construída a partir da chegada das primeiras famílias, em 1875. É um assunto pouco explorado pela ficção, que lembra outro autor importante, José Clemente Pozenato”.

Para a historiadora Cristine Tedesco, que escreveu o prefácio para a obra, “Entre sanidade e loucura, realidade e ficção, memória e esquecimento, o mundo deu muitas voltas desde a juventude de Italina. Contrariando as mentalidades vigentes na primeira metade do século XX, a trajetória de Italina se tornou livro, junto com a história da imigração italiana no Rio Grande do Sul, que ela tanto quis investigar. 

O livro conta com arte da capa de Rodrigo Santanna, fotografia de Gilberto Perin, revisão ortográfica de Patrícia Larentis, edição de Sandra Veroneze – Ed. Pragmatha. A impressão ocorreu na Gráfica Pallotti, em Santa Maria.

Foto: Capa do Livro/Crédito Arte Rodrigo Santanna

Sobre a obra:
Com estilo denso, poético e crítico, o romance constrói uma ponte entre o passado colonial rural e as marcas culturais e políticas do presente. Por meio de uma narração fluida, a obra reconstrói a imigração italiana com precisão documental, evitando o lugar-comum da celebração ufanista e revelando suas contradições sem, no entanto, perder a dimensão humana. Italina Fabbri, a protagonista, é construída com densidade psicológica e ética. Uma personagem complexa que dá ainda mais força para a narrativa. Mas a história não é apenas de Italina. Trata-se de um mosaico de gerações, afetos e contradições que se entrelaçam à memória afetiva, criando um contraste potente entre o passado e o presente, o real e o fictício.

Sobre o autor:
Boca Migotto é cineasta, fotógrafo, pesquisador e escritor. Formado em Publicidade e Propaganda, é Especialista em Cinema pela Unisinos e Doutor em Comunicação pela FABICO/UFRGS, com extensão na Sorbonne/Paris 3. Por dez anos foi professor dos cursos de Realização Audiovisual, Jornalismo, Comunicação Digital e Publicidade e Propaganda, na Unisinos e na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Como cineasta realizou mais de trinta curtas, médias e séries de TV, além dos longas-metragens. Em 2021 lançou seu primeiro livro, Na antessala do fim do mundo. Na sequência publicou Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre – ou como o cinema imaginou a capital dos gaúchos (2022), adaptado de sua tese de doutorado e A última praia do Brasil (2023).

Serviço
Lançamento “Mais um inverno” – Editora PragmathaPrimeira edição – 272 páginas
Sessão de Autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre
Data:
07/11
Horário: 18h
Local: Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre