Publicação reúne perfis e trajetórias de profissionais gaúchos e tem lançamento em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre
Depois de uma seleção estadual que reuniu nomes representativos da cena hip hop, o livro “Memórias do Hip Hop, um recorte à cena do Breaking” tem datas de lançamento já definidas. A publicação será lançada no próximo sábado, dia 09 de agosto, às 19h, na Sala Hip Hop, em Bento Gonçalves; dia 28 de agosto, às 19h, na Fluência Casa Hip Hop, em Caxias do Sul; dia 31 de agosto, às 15h, no Estúdio Restinga Crew, em Porto Alegre; e dia 06 de setembro, às 17h, no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves. A iniciativa é do b.boy e produtor cultural Pedrinho Festa, de Bento Gonçalves. A proposta foi contemplada em edital estadual da Lei Paulo Gustavo.
Na publicação estão reunidos perfis selecionados de 30 B. Boys e B.girls, dez eventos, dez crews e dez trabalhadores da cultura. O livro tem 150 páginas ilustradas evidenciando essas trajetórias e ações que contribuem e valorizam a história da cultura hip hop no Rio Grande do Sul.
Nas datas e locais dos lançamentos também haverá uma exposição chamada “Crews do RS” com dez fotografias de grupos do Rio Grande do Sul. E, ainda, contemplando questões de acessibilidade, todos os lançamentos terão interpretes de libras, descrições em braile e audiodescrição. Nas sessões de lançamento, a publicação será distribuída gratuitamente.
A curadoria desta seleção agora publicada derivou de um mapeamento feito previamente que originou o site www.trajetoriasbreakingrs.com, que mapeia esses articuladores em mais de 20 cidades das diversas regiões gaúchas. Então foi feita uma seleção para a escolha dos nomes que estão agora no livro que conta com a revisão histórica da produtora cultural e historiadora Luka Ibarra, comentários do b.boy e produtor cultural Pedrinho Festa, e ilustrações do artista de graffiti e b.boy Felipe Reis. A seleção atentou à inclusão das diversas regiões funcionais do Estado e também questões de diversidade, incluindo pessoas negras, indígenas, PCDs e LGBTQIAP+.