Projeto itinerante do Instituto de Leitura Quindim reúne 30 artistas locais em atividades gratuitas de contação de histórias, oficinas e exposições
Na quinta-feira (14), o Instituto de Leitura Quindim lançou oficialmente a edição 2025 do Quindim pela Cidade, a itinerância de sua biblioteca comunitária que leva cultura e literatura gratuitamente a comunidades em situação de vulnerabilidade social desde 2022.
A edição deste ano conta com 30 profissionais da arte e da literatura, que irão atuar em 10 bairros e loteamentos de Caxias do Sul, promovendo contações de histórias, oficinas, bate-papos, a exposição “Era uma vez”, de Ziraldo, o Ateliê Araçari e um carrinho-biblioteca com livros disponíveis para leitura no local. A itinerância da biblioteca inicia em 30 de agosto e se estende até 14 de dezembro.
“O Quindim pela Cidade 2025 representa mais do que levar livros e arte para a população: é um projeto de ocupação de espaços públicos e uma ponte de integração social, cultura e cidadania, com impacto direto na vida das pessoas”, destaca o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.
O projeto é voltado a escritores, ilustradores, contadores de histórias e mediadores de leitura naturais ou residentes em Caxias do Sul. Cada atividade terá duração de 3 horas aos finais de semana e cada artista receberá cachê de R$ 800,00 por participação.
Além da programação cultural, o Quindim pela Cidade prevê a integração com outras ações sociais, em parceria com iniciativas nas áreas de saúde, educação e cidadania, ampliando o alcance do projeto.
Os bairros e loteamentos selecionados para a itinerância de 2025 são: Cruzeiro, Reolon, Santa Lúcia 9ª Légua, Vila Lobos/Vergueiro, Jardim Eldorado, Altos de Galópolis, Campos da Serra, Popular Aeroporto, Portal da Maestra e São Gabriel.
Artistas selecionados para o Quindim pela Cidade 2025:
● Adriana Antunes de Almeida Poletto – Adriana Antunes
● Alessandra Paula Rech – Alessandra Rech
● Andréa Peres Trindade Soares – Andréa Peres
● Angelita Bianchetti – Angelita/ Palhaça Mariola Ácida
● Cosme da Silva Messias – Vovô Juca
● Daniela Aline Finimundi da Luz – Aline Luz
● Darlan Gebing Scheid – Darlan Gebing
● Dinarte Albuquerque Filho
● Dóris Laroque Cornelli – Dóris Laroque
● Douglas Trancoso de Britto – Doug
● Ediele Araujo – E Aí? Que História Vem Aí?
● Eliane de Quadros Costa – Lili Costa
● Ernani Millan Carraro – Ernani Carraro
● Giovana Mazzochi – Gio
● Gisela Cardoso da Silva – Gise Cardoso
● Jankiel Francisco Claudio – Chiquinho Divilas
● Keterin Cordova Duarte – Khetty Duarte
● Liana Bett
● Luciene Adams Teixeira – Lu Adams
● Márcia Bastian Falkenbach – Maya Falks
● Marcelle de Souza Giordani – Marcelle Giordani
● Paulina da Rosa Magalhães – Paulina Rosa
● Pedro Guerra
● Pollianna Abreu Camargo – Pollianna Breu
● Rafael Henrique Dambros – Rafael Dambros
● Ricardo Elias Dutra Castilhos – Richard Clown
● Roger Andrei de Castro Vasconcelos – Vivandeiro Roger Castro
● Ronaldo de Lima de Carvalho – Nado de Oxalá
● Veridiana Pegoraro Camelo – Veridiana Camelo
● Vanessa Carraro Armiliato – Vanessa Carraro
Identidade Visual do Quindim pela Cidade 2025:
A ilustração usada na identidade visual da edição 2025 é da multiartista caxiense Vivi Pasqual. “A ideia já nasceu pronta. Pensei na força do rinoceronte amarelo, que afetivamente leva arte, cultura, literatura e artistas para os diferentes recantos de uma cidade diversa. Assim, surgiu o ônibus Expresso Quindim – um transporte coletivo que é para todos”, revela Vivi.
Na arte, vemos o rinoceronte amarelo, mascote do Quindim, fazendo as vezes de ônibus. Nas janelas, aparecem diferentes passageiros, em variadas expressões, todos sendo transportados para as atividades pela cidade. A ilustração de Vivi Pasqual também estará presente em camisetas, ecobags e placas espalhadas pela cidade durante o evento.
O Quindim pela Cidade 2025 é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e do Instituto de Leitura Quindim, viabilizado por emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa (PT-RS). O projeto conta ainda com o patrocínio de Sicredi Pioneira e com o apoio da União das Associações de Bairros (UAB), Secretaria Municipal de Cultura, Sesc Caxias, Vivacidade, Instituto Ziraldo e Shopping Villagio Caxias.