Iniciativa contempla 10 escolas em Caxias do Sul, com oficinas para crianças e formação de educadores
O Instituto de Leitura Quindim dá início, neste sábado, dia 23 de agosto, à segunda edição do projeto “Desatando Nós – Trabalhando os Sentimentos na Infância”. A primeira atividade será a formação de professoras da rede estadual, realizada na sede do Instituto, em Caxias do Sul.
O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à literatura e à arte, promovendo reflexões sobre perdas, bullying, respeito às diferenças e reconhecimento das emoções entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A edição de 2024 alcançou 10 escolas municipais, impactando diretamente 241 pessoas, entre crianças e educadores, e indiretamente outras turmas, por meio da doação de livros e de um e-book pedagógico.
Neste ano, a iniciativa será ampliada, contemplando 10 escolas estaduais de Caxias do Sul, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social. As ações incluem oficinas artísticas com contação de histórias e expressão criativa para crianças de 7 a 10 anos, a distribuição de kits literários para as bibliotecas escolares e a entrega de um e-book com propostas de atividades para educadores.
A primeira etapa será uma formação de quatro horas para 20 educadoras, que receberão ferramentas para multiplicar as práticas em sala de aula. A partir de setembro, terão início as oficinas com estudantes, em que será trabalhada a obra “Nós”, de Eva Furnari, estimulando a expressão artística das crianças sobre os sentimentos despertados pela narrativa.
O projeto “Desatando Nós – Trabalhando os Sentimentos na Infância” deixa um legado pedagógico e comunitário, fortalecendo a cultura literária nas escolas e oferecendo caminhos de diálogo sobre temas sensíveis para a infância.