Cultura

Grupos de dez países dança no Festival de Folclore em Nova Prata

Foto: Anfitrião (Bailado Gaúcho)
Foto: Anfitrião (Bailado Gaúcho)

Mais de 400 bailarinos, entre estrangeiros e brasileiros, vão transformar o pequeno município serrano em um palco multicultural, de 03 a 07 de setembro, na 21ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. 

Durante as cinco noites de espetáculo, que acontecem no ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, o público vai poder conferir as apresentações de 18 grupos, sendo eles 9 internacionais e 9 locais, além do anfitrião do evento, o Bailado Gaúcho. 

Festival Internacional de Folclore de Nova Prata acaba de ser reconhecido como um dos principais eventos turísticos do Rio Grande do Sul dentro do novo Plano Brasis — a grande estratégia de marketing internacional do turismo brasileiro, lançada em parceria entre o Ministério do Turismo, a Embratur, o Sebrae e a FGV.

Esse reconhecimento reforça a força cultural do Festival, que agora integra oficialmente a vitrine do Brasil para o mundo, representando nossa diversidade, criatividade e tradição.

Mais que valorizar eventos únicos como o de Nova Prata, o Plano Brasis tem como missão reposicionar o Brasil no cenário global — como um destino autêntico, sustentável, diverso e inovador. Ele promove o que temos de mais verdadeiro: nossas culturas, povos e biomas, mostrando que o Brasil vai muito além das paisagens já conhecidas.

Concurso Internacional de Danças

Único nas Américas a sediar um campeonato de danças folclóricas, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata abriga o FIDAF Brazil World Championship, que este ano reúne grupos da Itália, Croácia, China, Equador, Eslováquia, Chile, França, Rússia e Uruguai em busca do título de campeão. A competição avalia técnica, figurino, música, coreografia e harmonia, sob a análise de jurados internacionais da FIDAF vindos da Romênia, da Espanha e da Hungria, além do representante do Brasil.

O Presidente do Setor América e da Comissão Mundial de Festivais da FIDAF, Regis Bastian, faz questão de enaltecer a qualidade dos grupos participantes da disputa e também a representatividade do Festival de Nova Prata, que hoje figura entre os três maiores festivais da FIDAF. “Além de colocar Nova Prata no mapa dos grandes eventos culturais, o Festival  também abre portas para o turismo e faz com que companhias de dança renomadas, das mais variadas origens, desejem estar no nosso palco”, disse Bastian.

A novidade desta edição fica por conta da Competição de Pares e Duetos. Uma modalidade onde duplas representantes de grupos internacionais e locais competem pelo título inédito. Essa disputa acontece no palco da feira gastronômica, no centro da cidade, na tarde do sábado, dia 06, e tem entrada gratuita.

O verdadeiro amor nunca Morre

Inserida no calendário comemorativo dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a 21ª edição do Festival é uma grande homenagem aos  homens, mulheres e crianças que cruzaram o oceano  em busca de uma vida nova, fizeram do Brasil a sua casa e deixaram profundas marcas na formação cultural e econômica do Estado.

Com  o tema “O verdadeiro amor nunca morre”, o evento promete  emocionar o público. “Será um espetáculo tipicamente italiano, marcado pela emoção, pela alegria e, claro, por muita música, dança e boa comida, como nos ensinaram nossos antepassados”, afirma o presidente do Festival, Cleverton Toscan.

Mais do que um mergulho no passado, o Festival de Nova Prata promete ser uma experiência sensorial inesquecível. “Em cada cantinho da cidade, o público encontrará uma lembrança afetiva — seja em um sabor, um aroma, uma cor ou um artesanato. A comunidade pratense abraçou o evento com o mesmo carinho que os imigrantes abraçaram nossa terra há 150 anos e vai mostrar, com orgulho, toda a tradição que vem sendo transmitida de pais para filhos, de geração em geração”, afirma Bruno Petrikoski, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município.

Programação Gratuita

No centro da cidade, o Festival segue durante todo o dia, com atividades gratuitas. O destaque fica com as feiras gastronômica, comercial, da agroindústria, do livro e do artesanato, onde, além de aproveitar a programação própria de cada local, o público também poderá assistir às apresentações dos grupos visitantes.

Reconhecimento Internacional

O Festival de Nova Prata já foi eleito quatro vezes o melhor do mundo pela FIDAF e, hoje, é Festival Honorário da entidade. Pela edição de  2023,  recebeu uma estrela de excelência em reconhecimento à qualidade do evento. Atualmente, figura entre os três maiores festivais da FIDAF e é considerado pela Atuaserra o maior evento cultural da Região Uva e Vinho.

“Mais do que números, o Festival representa arte, cultura e alegria, projetando Nova Prata e o Rio Grande do Sul para o mundo”, reforça Toscan.

A venda de ingressos e a programação completa do evento estão acessíveis no site fifnp.com.br.

21º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata
3 a 7 de setembro de 2025
Nova Prata – RS
Ingressos: disponíveis em fifnp.com.br e na Galeria Comercial Demetrio Lenzi (Av. Presidente Vargas, ao lado das Lojas Reggla)
Valores entre R$ 25 e R$ 40, com desconto no ingresso solidário mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

A 21ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata é uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, com o patrocínio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Prata, Supermercados Porta, Axell, DB Séries, Sicredi, Profurgo, Adyl, Borrachas Vipal, Lojas Reggla, Sicoob, Supermercado Lorencet, Ourofértil, Micromazza, Joias Condor, Postos Sander, V Tal, Arte Mobile, Postal Engenharia,  Vila Capuchinhos e Verauto. Financiamento: Pró-Cultura-RS.