
“A mandala nos uniu”, diz a Cinara Freitas, uma das artistas visuais do novo grupo artístico de Bento Gonçalves “Nós em Arte”. A frase representa a junção de quatro mulheres que decidiram participar da Oficina de Mandala da professora Mari Freitas, no idos de 2022. Como se vê, o acaso e a vontade de criar regeram novas relações: de autodescobertas, de amizades e de vidas.
Tudo isso está refletido na primeira mostra do grupo intitulada “Quatro pontos de luz” em exibição na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves até 17 de novembro, onde reúne 23 obras desta prática milenar e ancestral que acompanha a humanidade e ganha novos contornos, cores, formas e interpretações por meio de Liliana Grando, Claudia Rampazzo, Silvana Bruscatto e Cinara Freitas.
Durante os três anos frequentando a Oficina da Fundação Casa das Artes, chegou a hora de mostrar a produção e a aventura de confeccionar os mistérios e as mensagens das próprias mandalas. Nessa jornada, emergem imagens de sonhos, do inconsciente, da espiritualidade, dos rios profundos da alma e da conexão com a vida e com a realidade.
As quatro mulheres, que tem como profissões ligadas às áreas do comércio, da beleza, da tecnologia da informação e da contabilidade, trazem suas vivências e inspirações (e, partir disso, constroem outras) formando um coletivo, tendo como fio originário a mandala. Essa gênese tem nome: “Nós em Arte”, espaço criador de novos olhares, de novas perspectivas para o fazer expressivo. Assim, a mandala torna-se o símbolo criativo e transformador entre o imaginário, o filosófico e o prático da transcendência do quarteto que agora se apresenta à comunidade.
“A cena artística de Bento e região cada vez mais cresce, demonstrando a busca do contato com o mundo sensível. Ficamos muito felizes de ver o resultado da Oficina de Mandala, onde as quatro alunas tornam-se artistas visuais, aprimorando as suas sensibilidades e revelando as suas produções. É um orgulho para a Casa das Artes de ser promotora e fomentadora de novos nomes que converge para o enriquecimento da nossa cidadania cultural”, destaca o Secretário de Cultura, Evandro Soares.
Serviço
O que: “Quatro pontos de luz”, mostra do coletivo “Nós em Arte”
Período de visitação: até 17 de novembro de 2025
Horário: 8h às 21h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto