Cultura

Garibaldi recebe programação artística gratuita do Soul Duetos Serra Gaúcha

Anna Perin por Grazzi Chiara
Anna Perin por Grazzi Chiara

Serão quatro shows e uma peça de teatro, sexta e sábado

O projeto Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha segue nesta semana o circuito que vai percorrer cinco cidades da região com atrações culturais gratuitas à comunidade. Depois de Caxias do Sul, é a vez de Garibaldi receber a programação de shows. Na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto, três cantoras da nova geração gaúcha se apresentam no ECOA – Espaço Coletivo das Artes. Já no sábado (30), será a vez do Platô – Arte | Educação & Cultura receber duas atrações.

As atividades iniciam na sexta (29), no ECOA. Às 19h, Anna Perin sobe ao palco com o espetáculo “Doce Dimensão”, onde voz e piano dão vida a composições autorais que misturam indie, pop e R&B. Em uma jornada sensível, a artista convida o público a mergulhar em suas emoções. Depois, às 20h, Emely Polli traz seu novo show autoral, combinando indie rock e lirismo poético – apresentação que transborda autenticidade e alma jovem. Encerrando a primeira noite, às 21h, Beili apresenta “Como respirar embaixo d’água”. Com vocais suaves, atmosfera intimista e uma banda formada majoritariamente por mulheres, o show mergulha em temas como coragem, medo e paixão.

Sábado (30), no Platô, a programação inicia às 19h, com o monólogo “Silêncio”, interpretado por Sandro Martins e direção de Fábio Cuelli. A peça utiliza o palco como espaço de memória e denúncia, lançando luzes sobre o silenciamento histórico dos povos originários. Na sequência, às 20h, a ancestralidade indígena e negra segue no palco com “Oderiê y As Flechas”. Em uma mistura de dança, música eletrônica, orgânica e ancestral, a apresentação de Oderiê Chayúa reivindica identidade, demarcação e o respeito à autonomia dos povos.

Peça Teatral Silêncio – Foto Sara Fontana

Depois de Garibaldi, a circulação do Soul Duetos Serra Gaúcha tem como próximas paradas as cidades de Veranópolis (12 de setembro), Bento Gonçalves (13 e 14 de setembro) e Vila Flores (7 de outubro). No total, o projeto levará 24 shows gratuitos à comunidade.

Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha é viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Produção: Volume Um Produtora. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço
:: O que: shows do projeto Soul Duetos Serra Gaúcha em Garibaldi.
:: Quando: sexta-feira (29) e sábado (30).
:: Onde: sexta (29), no ECOA – Espaço Coletivo das Artes (Rua Buarque de Macedo, 3384, Centro); sábado (30), no Platô – Arte | Educação & Cultura (Rua Luís Rogerio Casacurta, 868, Centro).
:: Quanto: entrada gratuita.

Programação
:: Sexta (29): Anna Perin (19h), Emely Polli (20h) e Beili (21h).  
:: Sábado (30): peça teatral “Silêncio” (19h) e Oderiê Chayúa (20h).

Sobre o Soul Duetos
Realizado pela primeira vez em 2014, sob o nome Caxias Soul Duetos, o circuito contou com edições também em 2015, 2017 e 2024. Nesta quinta edição, em 2025, passou a se chamar Soul Duetos Serra Gaúcha, com a inclusão de outras cidades da região no circuito. O projeto busca apresentar a renovação da cena musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.