A Fluência Casa de Hip Hop promove, no próximo sábado, dia 19 de julho, das 14h às 18h, uma exposição coletiva que materializa seis meses de produção artesanal realizada por jovens de zonas periféricas de Caxias do Sul. Neste período, 40 pré-adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, foram encorajados a recriar em maquetes os próprios bairros onde vivem, representando as quatro zonas da cidade: Norte, Sul, Leste e Oeste. O trabalho foi desenvolvido em oficinas criativas quinzenais realizadas no Centro de Cultura Ordovás, integrando o Projeto FaveLados, e o resultado será exibido ao público no evento com entrada gratuita.
Idealizado pelo arte-educador Andrigo Martins, integrante do Coletivo Favelar e responsável por ministrar as aulas, a ação social buscou despertar a sensação de pertencimento desses jovens com as suas comunidades. O educador destaca que o que resume o projeto é a esperança, ao passo que também espera que a exposição potencialize as trocas de ideias e que mais crianças e adolescentes possam se enxergar como protagonistas dos seus cotidianos e espaços de convivência. “É mais uma ferramenta que vem para agregar e ver os olhos desses jovens brilhando com o resultados fazem o trabalho valer a pena”.
Realizadas de janeiro a junho, as oficinas buscaram combinar a produção artesanal, que envolveu materiais reciclados, como o papelão, e o aprendizado de técnicas de modelagem e pintura, ao embasamento teórico sobre a história, a cultura e os desafios de favelas e periferias brasileiras. Andrigo Martins, que ministrou as aulas, reforça a tentativa de apresentar o universo particular das favelas, humanizando esses espaços: “A gente acredita que esse acesso à construção legítima de onde eles vivem transformada em arte é uma oportunidade de estarem se mostrando para o mundo, com mais visibilidade e dignidade com ações desses territórios”.
Ao longo do curso, cada participante produziu dez réplicas, representando, além das moradias, pessoas, animais, muros e ruas. O saldo das atividades, avalia Martins, foi mais do que positivo: “com o passar do tempo, eles vão levar esses conhecimentos adquiridos aos seus territórios, pois já foi semeada a perspectiva social e de pertencimento em cada um e cada uma. Além do aspecto estético, aprenderam sobre a filosofia que existe por trás do projeto”, refletiu.
O trabalho de construção da maquete, informações sobre o evento e outras atividades desenvolvidas podem ser conferidas no perfil do Coletivo Favelar, no Instagram (@projeto_favelar).
Serviço
:: O que: exposição de maquetes do projeto FaveLados.
:: Quando: neste sábado (19), das 14h às 18h.
:: Onde: Fluência Casa Hip Hop (Rua Francisco Barbosa Velho, 132, bairro Santa Fé, Caxias do Sul)
:: Quanto: entrada gratuita.