A diversidade que compõe a identidade de Bento Gonçalves ganha novas cores e formas na exposição “Retalhos da Diversidade”, que será aberta no próximo sábado, dia 11 de outubro, às 18h, na Sala Hip Hop. A mostra permanecerá em exibição por 30 dias, com entrada gratuita.
A exposição é resultado do projeto do historiador Lucas Anhaia, em parceria com o artista Bernardo Silva Duarte, selecionado pelo Edital nº 02/2023 – Circulação e Arte (Circularte), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura. A proposta apresenta 12 telas de arte digital criadas pela técnica de colagem, cada uma medindo 297×420 mm. As obras foram construídas a partir de fontes iconográficas do acervo do Museu do Imigrante, resultando em uma leitura visual contemporânea sobre a diversidade do povo bento-gonçalvense, com foco especial na representação da população negra.
Mais do que uma mostra artística, “Retalhos da Diversidade” propõe uma reflexão sobre identidade, memória e pertencimento, ampliando os olhares sobre a pluralidade étnico-cultural presente na história local. O projeto foi contemplado com patrocínio de R$ 5 mil por meio do Fundo Municipal de Cultura e integra as ações voltadas à valorização da diversidade e da arte contemporânea. Além das colagens digitais, a exposição conta com uma obra inédita de graffiti assinada por Bernardo Silva Duarte, referência na cena urbana da cidade, que dialoga com temas da negritude e da arte de rua.
Exposição: Retalhos da Diversidade
Local: Sala Hip Hop, localizada na Rua João Antoniazzi, 41 – Sala C – bairro Humaitá
Abertura: 11 de outubro, às 18h
Entrada gratuita