Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Até 27 de novembro, o Salão de Artes Anastácio Orlikoswki da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves será a residência da primeira mostra autoral da designer de produto Juliana Desconsi. “Habitar o silêncio” traz a sensibilidade em seu estado puro, onde se desvelam micropoéticas semânticas do corpo, da subjetividade, das raízes, da vida em trânsito, e como diz o curador Gelson Soares, do silêncio como formador de território (s).

Espaço e memória encontram potência plástica e conceitual, onde o carvão, matéria-prima da iminência pictórica, transfigura a sua mineralidade e extravasa nas narrativas interiores.

“O carvão para mim é parte do meu conceito de Arte. Trabalho com esse material há muito tempo. O carvão foi o fio condutor do contexto, da simbologia representada na mostra, de falar sobre si, seus lugares, de entendimento de mundo, da cartografia da vida de transitar entre os lugares, da casa como ser”, ressalta Juliana.

São obras que traduzem a experiência do habitar — do corpo, da casa, do tempo — como gestos de escuta e presença interior. Inspirada em reflexões do filósofo, químico e poeta Gaston Bachelard, que entende a casa como “santuário da imaginação”, Desconsi constrói imagens que falam de abrigos sensíveis, memórias íntimas e narrativas não-ditas.

“É um olhar onde traz muitas questões do eu, do interior: são corpos-casas, de pensar a estrutura como habitação. A Juliana saiu da forma para a subjetividade. Atrás da forma, há outras possibilidades de pensamentos”, destaca Gelson, que conhece o processo estético da artista visual desde 2022 e ilumina a sua aproximação, por afinidade estética, com nomes como Frida Kahlo e Iberê Camargo — artistas que também fizeram do corpo e da ruína um campo fértil de expressão.

“Habitar o Silêncio” é um convite à contemplação. Em tempos de excesso e ruído, Juliana Desconsi abre um espaço para o recolhimento e a escuta: onde a arte não fala alto, mas ressoa profundamente.

Exposição artística “Habitar o Silêncio”, de Juliana Desconsi
Visitação: 06/11/2025 a 27/11/2025
Horário: 8h às 21h
Local: FUNDAÇÃO CASA DAS ARTES – R. Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita