A exposição itinerante “As Cores do Basalto”, do artista bento-gonçalvense Mauri Menegotto, o Gotto, chega à Universidade de Caxias do Sul – Campus Bento. A mostra, que já encantou o público em três instituições locais, ficará em exibição no Bloco A da universidade de 04 a 15 de agosto, com entrada gratuita.
Composta por 25 obras de artes plásticas selecionadas pelo próprio artista, “As Cores do Basalto” oferece uma imersão na temática da escultura em pedra basalto. Em cada local de exposição, Menegotto realiza uma explanação ou palestra, compartilhando seu vasto conhecimento sobre a história, técnicas e motivações por trás dessa arte milenar. O projeto foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, viabilizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Cultura e do edital Circularte/2023, recebendo um financiamento de R$ 5.000,00.
O Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares, destaca a importância do apoio: “O financiamento à cultura, como o que viabiliza ‘As Cores do Basalto’, é fundamental para levar a arte a toda parte do município e aproximar os cidadãos da arte desenvolvida pela gente de Bento Gonçalves. É um orgulho ver o trabalho de nossos artistas ganhando cada vez mais visibilidade na cidade.”
Após passar pela Fundação Casa das Artes, Centro Cultural Tuiuty e Casa Merlin, a chegada à UCS Bento visa expandir a visibilidade do trabalho de Menegotto no ambiente universitário, promovendo um diálogo enriquecedor entre a arte local e diversas áreas profissionais. Para encerrar seu ciclo de exposições, “As Cores do Basalto” seguirá para a EMEF Princesa Isabel, no bairro onde o artista reside. Essa etapa final busca fortalecer os laços entre a comunidade local e a produção artística de Mauri Menegotto.