Cultura

Exposição artística 'Referencie-se' retorna para mais uma temporada em Bento Gonçalves

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O artista, para além da busca de sua originalidade, do seu traço, traz um repertório de outros artistas que são determinantes para a construção do seu estilo: um caminho permeado de despertares estéticos, estruturando uma base sólida para as suas criações. Bernardo Silva Duarte já é um renomado b.boy e escritor de graffiti de Bento Gonçalves e região e do Estado do Rio Grande do Sul e, em 2023, produziu, até agora, sua única exposição solo, “Referencie-se”, que está voltando para mais uma temporada.

Nela, criou um diálogo sobre a sua formação de artista dentro do movimento cultural Hip Hop. São personalidades importantes na sua trajetória e foram retratadas na técnica de desenho caricatura e Wild Style. Nessa galeria, tem-se figuras internacionais como Yellow Benjy, Kool Herc, Cindy Campbell, Grandmaster Flash, KRS One, Afrika Bambaataa, Dondi white, Martha Cooper, e de Bento Gonçalves, Rayan Lucas, Bruna Ferreira, Pedrinho, Digão AVU e William. Integra a mostra, a instalação, que foi realizada ao vivo na vernissage do dia 07 de abril, onde demonstrou o seu processo, criando a letra V em tons roxo e verde.

Bernardinho, como também é conhecido, relata quando foi o seu primeiro contato com o Hip Hop. “Foi dentro da escola por meio de um projeto fazendo aula de breaking e surgiu um interesse muito grande. Em outro evento consegui entender que é algo que eu gostava e me sentir pertencente a esse movimento”. Chega em 2025 tendo em sua bagagem uma centena de trabalhos solos, coletivos e comerciais, sendo o último o Mural Temático dos 150 Anos da Imigração Italiana, e está se preparando para levar sua arte para dois estados do Brasil.

“Referencie-se” foi contemplada pelo Edital CirculArte que premiou propostas de produtos e bens culturais cujo objetivo é promover a circulação, acessibilizando e ampliando os públicos a fruição cultural.

Serviço
O que: Referencie-se, de Bernardo Silva Duarte
Período de visitação: até 30 de abril
Horário: das 8h às 21h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada gratuita