Literatura

Escritora Sabrina Dalbelo retorna a Bento Gonçalves para lançar sua mais nova obra

Poeta e contista foi a Escritora Homenageada na edição de 2021.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cosmologia poética de Sabrina Dalbelo floresceu em Bento Gonçalves, cidade onde morou junto com o seu marido e dois filhos durante quinze anos. Atualmente, reside em Porto Alegre e escreve como nunca: as palavras, seus sentidos, suas sintaxes, estão vivas e pulsando em cada ato de leitura e de releitura, tendo colecionado muito fãs e novos leitores e leitoras atraídos para as suas existências líricas.

Escritora homenageada da edição de 2021, Sabrina retorna a Bento Gonçalves para escrever juntamente o capítulo 40 da Feira do Livro. Vai lançar neste sábado, dia 25 de outubro, às 13h30, “Voltei para buscar meus olhos”, exercício possível de autoficção e maturado por muito tempo, vem a lume com as alegrias e dores das passagens da vida.

“Crescer, amar, ter saudade, sentir medo, morrer, pertencer a uma família e, ao mesmo tempo, ter dificuldade de se encaixar em um sobrenome, situações pelas quais todos passamos em diferentes intensidades, dando diferentes atenções”, destaca Sabrina.

Pode-se dizer que seja sua obra mais orgânica, enredada entre corpo e alma, entre coração e mente, de família e de pessoas, de ser mulher e feminilidades, de ser mãe e filha, de ciclos e do sussurro inexorável do tempo: onde a jornada da poeta manifesta e estende o itinerário, possivelmente infinito, da inerente condição humana, em diálogo próprio com as suas vivências e percepções, material germinado em cada página de “Voltei…”.

“Eu escrevo para saber de onde eu vim. Tudo o que passei me formou, seja ferindo ou protegendo, seja me colocando no caminho ou me deslocando. As coisas simples, percebo nos meus poemas, são as que mais me importam. Eu quero sabê-las e guardá-las. Esse livro é sobre isso”, enfatiza Sabrina.

“Voltei para buscar meus olhos” vem chancelado pelo grande escritor da Literatura Brasileira, Marcelino Freire, que assina a quarta capa, do poeta e professor de Escrita Criativa, Pedro Gonzaga, e da poeta Mar Becker, uma das vozes mais proeminentes da área literária. O trio forma uma fortuna crítica sobre a escrita de Sabrina, colocando-a no patamar da nova geração de poetas brasileiros a serem lidos.

Em Bento Gonçalves, o livro está disponível nas livrarias Dom Quixote e APP ou pelo site da editora Impressões de Minas: https://impressoesdeminas.com.br/produto/volteiparabuscarmeusolhos/

A 40ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é uma realização da Fundação Casa das Artes, Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias Municipais da Cultura e da Educação, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP e 16ª CRE e conta com o apoio de Caitá Supermercados, Clube Aliança, Tri Hoteis e Projeto de desing Desalinha da Universidade de Caxias do Sul.

Sobre a autora

Sabrina Dalbelo é poeta gaúcha, autora de “rasga-ossos” (Penalux, 2020), finalista do Prêmio AGES Livro do Ano e do Prêmio Açorianos de Literatura, em 2021, e de “Ab Cena” (Urutau, 2023), vencedor do Prêmio AGES Livro do Ano e Semifinalista do Prêmio Loba Festival, em 2024.