Foto: Maya Falks/Crédito Lilia Bastian Falkenbach
Foto: Maya Falks/Crédito Lilia Bastian Falkenbach

Os problemas de saúde mental, que atingem mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são centrais para o enredo de “Só entre nós”, 11º livro da escritora caxiense Maya Falks. O lançamento será na próxima sexta-feira, dia 14 de novembro, das 18h às 21h, no Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás. O livro será vendido no evento por R$ 55.

“Só entre nós” tem como protagonista Sara, uma jovem adulta que luta por equilíbrio desde o suicídio de Renan, seu melhor amigo, ainda na adolescência. Paciente frequente de clínicas psiquiátricas, Sara recebe o desafio terapêutico de escrever cartas que não serão entregues, para expor todas as suas dores, sem censura. A destinatária escolhida é Tati, sua paixão mal resolvida de adolescência. Ao longo da história, Sara desabafa e reflete sobre os tabus que cercam o trato com saúde mental, em especial entre jovens, e a própria temática do suicídio.

“A temática da saúde mental me é muito cara, até por ser algo que me atravessa pessoalmente. O suicídio está entre as principais causas de mortes no mundo, compreender que se trata de uma questão com muitas camadas e a importância do acolhimento é uma mensagem que eu queria passar através da literatura”, revela a autora.

O romance foi escrito originalmente em 2022, sob o título “Silenciados”, e reescrito três vezes, até chegar à versão definitiva, publicada pela Editora Reformatório, de São Paulo, em 168 páginas. Assim como em “Santuário” (2020) e “Pátria” (2022), a ilustração de capa é assinada por Maya, uma aquarela em tons de vermelho e rosa que mostra uma protagonista difusa, sem rosto.

Por se tratar de obra ficcional, e não um livro técnico sobre saúde mental, a autora teve o cuidado de disponibilizar aos leitores uma cartilha com informações rápidas sobre ajuda especializada para pessoas em sofrimento psíquico. “O principal é a responsabilidade com quem está em sofrimento. Acima de tudo é uma peça literária, mas sei da importância da mensagem que quero passar, e todos os esforços são para que essa mensagem seja transmitida da forma certa”, reforça Maya.

Sobre a autora

Maya Falks cria histórias desde criança. Começou ditando quadrinhos para a mãe, aos 3 anos, migrou para a prosa aos 7 e para a poesia aos 10. Ainda adolescente, tentou publicar livros mandando cartas para grandes editoras do país, mas sem sucesso. Sua estreia na literatura foi com o romance “Depois de tudo”, em 2015.

Desde então, já publicou outros nove títulos: “Histórias de minha morte” (2017), “Versos e outras insanidades” (2017), “Poemas para ler no front” (2019), “Santuário” (2020), “Eu também nasci sem asas” (2020), “Pedaços que vejo no espelho” (2021), “Já não somos os mesmos” (2022), “Pátria” (2022) e “Todo mundo gosta de sexo, eu nunca fui todo mundo” (2023).

Venceu mais de 30 prêmios literários, entre eles o Vivita Cartier, em 2021, e foi patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2022. Mais informações sobre a autora podem ser conferidas no perfil @maya.falks no Instagram.

Serviço
:: O que: lançamento do livro “Só entre nós”, de Maya Falks.
:: Quando: nesta sexta (14), das 18h às 21h.
:: Onde: Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo), em Caxias do Sul.
:: Quanto: livro à venda no evento por R$ 55.