
A Escola Estadual e Municipal Especial de Ensino Médio Helen Keller, em Caxias do Sul, será palco de uma manhã dedicada à literatura e inclusão. O evento ocorre no próximo sábado, dia 25 de outubro, a partir das 9h30. As autoras Sílvia Regina T. F. Rech e Simone M. Soldatelli vão realizar uma contação de histórias do livro “Baio, o Leão e Bola, o Tatu” , com a presença de uma intérprete de Libras para garantir a acessibilidade.
A atividade, que acontece na sede da escola no bairro Nossa Senhora de Lourdes , também contará com uma oficina de desenho ministrada pelo ilustrador da obra, Frank Tartarus.

O objetivo é promover um momento de integração e aprendizado , valorizando a diversidade e ampliando o acesso à cultura. A intérprete de Libras, Andrelise Gonçalves Sperb, participará da contação de histórias, convidando toda a comunidade surda a participar.
Um projeto concebido para a inclusão
Segundo uma das autoras, Sílvia Regina T. F. Rech, a preocupação com a acessibilidade esteve presente desde o início do projeto.
“Antes mesmo de iniciarmos a construção da história, pensamos na inclusão. […] O livro foi produzido em braile também. Não podemos, nunca, esquecer de oportunizar condições iguais para todas as crianças”, destacou.
Lançado na Feira do Livro de Caxias do Sul em 5 de outubro , “Baio, o Leão e Bola, o Tatu” apresenta uma narrativa sobre amizade e o respeito à natureza, ambientada em uma floresta do Rio Grande do Sul.
A ação na Escola Helen Keller integra as contrapartidas de um projeto financiado pelo Financiarte, levando literatura e arte para diferentes públicos da comunidade.
