A divertida aula de avaliação de vinhos da Enólifa Polenta, a palhaça da atriz Mônica Blume, estará em Tuiuty e na Casa das Artes, em Bento Gonçalves, nos dias 3 e 13 de setembro, respectivamente. O espetáculo “Enólifa Someliê” está em circulação e passará, também, por Garibaldi e Caxias do Sul. O projeto é financiado pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.
A peça “Enólifa Someliê” nasceu quando Mônica entrou em contato com a palhaçaria feminina em uma oficina de Karla Concá, fundadora de As Marias da Graça, primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil. Karla estava na Serra Gaúcha em 2019 e Mônica aproveitou a oportunidade de se aperfeiçoar no teatro, atividade que exerce desde 1986.
“Eu criei a minha palhaça no curso da Karla. Quando ela me perguntou o nome que ela teria, surgiu Enólifa, porque eu gosto de vinhos; e Polenta, por conta da nossa comida tradicional e, também, porque o sobrenome da minha mãe é Poleto”, conta a atriz.
Neste espetáculo, a Enólifa faz uma análise de vinhos, o que também tem relação com Mônica, que é sommelier. Para o encerramento do curso, a peça foi montada no formato on-line, já que, em 2020, vivíamos a pandemia. Já em 2024, Mônica chamou Karla para dirigir o espetáculo e levá-lo para o palco.
“Em cena, estamos eu e a Marina Martins. A palhaça dela, Roseta Margarida, é a assistente da Enólifa. Inicialmente, ela ia atuar com luz e som, mas a nossa presença no palco deu tão certo, que a Karla sugeriu que ela atuasse”, relembra Mônica.
A peça é uma importante contribuição para a palhaçaria feminina, que vem buscando espaço em um ambiente historicamente dominado por figuras masculinas. Na divertida aula, são provocadas reflexões acerca da nova estética da comicidade, que reflete as vivências femininas e incorpora elementos do feminismo contemporâneo. “Ao promover o riso plural e
singular, o espetáculo vai além do entretenimento e convida a plateia a pensar a respeito do que é considerado engraçado, desconstruindo piadas machistas, racistas e homofóbicas, ainda presentes no nosso dia a dia”, complementa a atriz.
A entrada é gratuita, porém, por ter consumo de bebida alcoólica, o espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos. Com 50 minutos de duração, Enólifa Someliê é uma peça que diverte, provoca e faz pensar, como a arte deve ser.
Serviço
O que: espetáculo Enólifa Someliê
Quando: Dia 3 de setembro, às 14h, no Centro Cultural de Tuiuty (Estrada Buarque de
Macedo)
Dia 13 de setembro, às 20h, na Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127)
Valor: gratuito
Classificação indicativa: 12 anos
Financiamento: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.