Cultura

Documentário “Dançatória – 50 Anos de Dança em Caxias do Sul” realiza as últimas gravações

Foto: Gravações Cia Municipal/Crédito Jacqueline Aires
Foto: Gravações Cia Municipal/Crédito Jacqueline Aires

Na sexta-feira (27) foram realizadas as últimas gravações do documentário “Dançatória – 50 Anos de Dança em Caxias do Sul”. Os últimos takes da produção contaram com a participação da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul, em gravações realizadas na sala da companhia. Também foram feitas diversas externas em cenários caxienses como a Praça Dante Alighieri, o Monumento ao Imigrante, o Edifício Eberle e a Igreja Matriz Santa Teresa. Nestas gravações externas participaram Uelinton Canedo e Jacqueline Aires, que são também os diretores do documentário. A produção é re alizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Caxias do Sul.

As gravações começaram do documentário começaram em março, no Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho. A primeira etapa foi justamente no Ordovás por ser a casa da Cia. Municipal e importante centro cultural da cidade. Ao mesmo tempo, bailarinas e bailarinos de jazz, dança contemporânea, Corpos Diversos e balé clássico usaram as imediações para mostrarem suas danças. A primeira gravação contou com depoimentos das bailarinas Paula Giusto, Roberta Spader, Sandra Trintinaglia e Lisa Susin.

Em abril foram realizadas novas gravações, desta vez na Fluência Casa Hip Hop, reunindo os dançarinos Carla Vanez, Juliano Vieira Dias e Gê Break. No mesmo mês foram realizadas novas gravações no CTG Paixão Cortes.

Em maio as gravações foram no espaço do Miseri Coloni com Vanessa Carraro, Rúdi Bortolotto, Renata Dalla Rosa, Sigrid Nora, Magda Carpeggiani e Gislaine Sacchet falando sobre danças populares, dança de salão, dança do ventre, dança contemporânea, dança na universidade e jazz, respectivamente. Na ocasião a produção contou com a participação de um grupo de Dança Afro e do grupo Cirandeiras, dedicado às danças populares.

Ainda em maio, dia 25, tendo como cenário o Café Colonial Klering, na Segunda Légua, foram realizadas novas gravações para a realização de um videoclipe que integra o documentário. Participaram os bailarinos Roberta Spader, Juliano Vieira Dias, Cristiano Bacichetto, Maria Lilith, Márcia Teixeira e Robson Terres sob a direção coreográfica de Juliano Vieira Dias . A proposta aqui é mostrar a diversidade de danças feitas em Caxias do Sul, incluindo um bailarino das danças urbanas, outro de CTG, da dança de salão, de Corpos Diversos e uma mulher trans do balé, todos pelo viés da linguagem contemporânea da dança.

“Dançatória” é a junção das palavras “dança” e “história”, entendendo que a dança também é parte da história de Caxias do Sul, buscando assim resgatar as memórias e histórias de quem fez e de quem faz dança, inseridos também nas origens da cidade.
Das dezenas possibilidades de formatos, a direção optou por entrevistar um representante de cada gênero de dança para falar sobre os primórdios na cidade, relembrar pessoas, lugares e feitos da dança. A produção agora entra em fase de montagem, com previsão de estreia para o mês de setembro, durante o Caxias Em Cena.