Cultura Viva em Movimento traz palestra de Mãe Carmen a Bento Gonçalves

A palestra “Ocupar, articular e criar”, ministrada por Carmen Oliveira (Mãe Carmen), Yalorixá, psicóloga e pós-graduada em Políticas de Base Comunitária, abre a programação do Cultura Viva em Movimento, que acontece nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro, a partir das 8h30, na Fundação Casa das Artes. A atividade é voltada à valorização, visibilidade e fortalecimento dos Pontos de Cultura de base comunitária.

O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, e integra o projeto “Ponto a Ponto: Tecendo as Culturas Gaúchas”, contemplado em edital do Ministério da Cultura. A ação busca ampliar o diálogo sobre o papel dos Pontos de Cultura neste novo momento da Política Cultura Viva, reconhecendo a cultura como ferramenta de desenvolvimento social, identidade e participação comunitária.

Atualmente, Bento Gonçalves possui sete Pontos de Cultura reconhecidos pelo Ministério da Cultura, que atuam em áreas como memória, patrimônio, educação, cultura popular, diversidade e inclusão social, fortalecendo a cultura de base comunitária no município. São eles: Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos; Associação Caminhos de Faria Lemos; Associação Caminhos de Pedra; Associação Vale das Antas; ITM – Instituto Tarcísio Vasco Michelon; Abadá Capoeira Bento Gonçalves – ABGC Associação Bentogonçalvense de Capoeira e Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro.

Para o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, a iniciativa reafirma o compromisso do poder público com políticas culturais estruturantes. “Os Pontos de Cultura são fundamentais porque atuam diretamente nos territórios, valorizando saberes, memórias e práticas culturais das comunidades. O Cultura Viva em Movimento reforça essa rede, amplia a formação e fortalece a cultura como política pública permanente em Bento Gonçalves”, destaca.

O Cultura Viva em Movimento consolida o município como espaço de escuta, formação e articulação cultural, alinhado às diretrizes nacionais da Política Cultura Viva, que reconhece e apoia as expressões culturais populares e comunitárias em todo o país.

Cultura Viva
Cultura Viva é uma política pública brasileira, instituída pela Lei nº 13.018/2014, que reconhece e apoia a cultura de base comunitária, valorizando as expressões culturais populares e os fazeres de comunidades locais, por meio de uma rede de Pontos e Pontões de Cultura, incentivando a participação social, a diversidade cultural e o desenvolvimento territorial através de financiamento, capacitação e articulação de grupos culturais.