Cultura

Cortejo Bloco Afro Navio Negreiro desfila dia 28 de fevereiro em Caxias do Sul

Cortejo Bloco Afro Navio Negreiro desfila dia 28 de fevereiro em Caxias do Sul

Que bloco é esse? É o mundo negro que iremos mostrar para vocês! Parafraseando um dos blocos afros mais antigos e de grande relevância para construção de identidade e valorização da cultura negra no Brasil, o Ilê Ayê, o Bloco Afro Navio Negreiro pede passagem e conclama os foliões para seu Cortejo. O encontro de fé no tambor e de elegeia à presença negra em nossa cultura sairá da Praça Dante percorrendo as ruas de Caxias até a Estação Férrea dia 28, a partir das 20h.

A alegoria do nome do Bloco Afro Navio Negreiro caxiense propõe uma ressignificação de um navio carregado de preciosidades que também traduz a riqueza, a ciência, a arte, a cultura e os seres pensantes que vieram da Mãe África para o Brasil.

Assim, vai para a avenida mais do que a mistura de cores e ritmos de inspiração africana. A proposta é agregar elementos significativos para afirmação da arte, cultura e resistência negra, ultrapassando as fronteiras da folia.
Nesse contexto, o projeto vai além do desfile que se realizará pela segunda vez em Caxias, integrando-se à já tradicional programação dos blocos de Carnaval caxienses. As atividades se estendem durante todo o ano trabalhando a construção de identidade e afirmação do povo negro.

Além do cortejo deste ano, está previsto mais um para 2021 e atividades abertas à participação da comunidade por meio de oficinas regulares e gratuitas de dança, percussão e customização de indumentária, que serão ofertadas durante o ano de 2020.
Promovendo cidadania, combatendo o racismo e a intolerância, contribuindo para o respeito à diversidade étnico-racial e para a promoção da igualdade racial, o Bloco Afro Navio Negreiro já vem realizando ensaios durante todo o mês, num aquece para “fazer bonito” durante o cortejo do dia 28.

Na segunda etapa, que começa em Março, serão realizadas oficinas de dança, percussão e customização e indumentárias. Estas atividades se estenderão ao longo do ano, incluindo apresentações abertas à comunidade. Tudo na perspectiva do conhecimento histórico, artístico e cultural de forma gratuita visando a formação e continuidade de um grupo qualificado que integrará às atividades culturais da cidade bem como apostará na formação de novos profissionais.

Serviço:
O que: Desfile do cortejo do Bloco Afro Navio Negreiro
Quando: dia 28, sexta-feira, às 20h
Onde: Trajeto da Praça Dante Alighieri até a Estação Férrea
Quanto: Entrada Franca

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação