Na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, às 20h, Caxias do Sul recebe uma noite especial dedicada ao saber, à cultura e à ancestralidade. O historiador, escritor, compositor e babalaô Luiz Antonio Simas será o convidado do Circuito Sesc de Literatura para uma aula aberta gratuita no Clube Gaúcho (Rua São José, 2195), instituição símbolo da resistência e do protagonismo negro na Serra Gaúcha.
Reconhecido como um dos maiores pensadores da cultura brasileira contemporânea, Simas soma mais de dezenove livros publicados, entre eles obras premiadas com o Jabuti, e colaborações com artistas como Marcelo D2, Rita Benneditto e Fabiana Cozza. Seus trabalhos exploram a riqueza das tradições afrodiaspóricas, a oralidade e as manifestações culturais de resistência, temas que dialogam profundamente com a história do Clube Gaúcho, fundado em 1934 como o primeiro e único clube negro de Caxias do Sul.
“A escolha do local para o evento carrega um forte simbolismo. Além de ter sido criado para combater o racismo e a exclusão social por meio do esporte e da cultura, o Clube Gaúcho se consolidou como um espaço de memória e valorização da identidade afro-brasileira na cidade. Durante décadas, promoveu bailes, festas, cursos e outras atividades com foco no associativismo negro”, comenta a analista de Cultura do Sesc Caxias do Sul, Carina Monteiro.
A atividade é gratuita e aberta ao público, com retirada antecipada de ingressos no Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 97400-6473.
Aula aberta com Luiz Antonio Simas – Sesc Caxias do Sul
Data: 29/05 (quinta-feira)
Local: Clube Gaúcho (Rua São José, 2195)
Horário: A partir das 20h
Ingressos: Aberta ao público, com retirada antecipada de ingressos no Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 97400-6473.