Cultura

Caxias do Sul recebe a exposição “PATER; Sobre Pertences Vivos” de Élcio Miazaki

Foto: PATER /Crédito Alexandre Sequeira
Foto: PATER /Crédito Alexandre Sequeira

A exposição PATER; Sobre Pertences Vivos reúne artistas de diversas regiões do Brasil em torno da investigação crítica sobre o paternalismo, entendido aqui não apenas como estrutura familiar ou hierárquica, mas como regime simbólico e político de dominação e suposta proteção. Com abertura nesta sexta-feira, dia 05 de setembro, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul, o título evoca o radical latino pater, que nomeia o pai, mas também desvela os contornos de um modelo de autoridade ainda vigente em muitas dimensões da vida social.

Os trabalhos (em vídeo, instalação, fotografia, projeções, objetos, entre outras técnicas e suportes) tensionam o quanto ainda somos atravessados por heranças que limitam a autonomia, minam a liberdade de expressão e perpetuam desigualdades estruturais. A exposição convoca o público a refletir sobre as marcas deixadas por esse modelo nas identidades de gênero, nas relações de poder e nas experiências de grupos historicamente marginalizados, como mulheres, pessoas LGBTQIAP+, crianças e populações não brancas. Assim, a coletiva estabelece uma cartografia de olhares atentos às continuidades hierárquicas, aos afetos sufocados e às formas de resistência que insistem em existir.

Apresentada anteriormente em São Paulo, onde ocupou dois espaços simultaneamente, PATER chega agora a Caxias do Sul com uma nova configuração. A mostra dialoga com obras do AMARP (Acervo Municipal de Artes Plásticas), incorporadas ao percurso curatorial como dispositivos críticos e de pertencimento, que ampliam o entendimento das questões propostas pela exposição.

Participam da mostra artistas de diferentes gerações e regiões do país, com práticas que atravessam a educação, a curadoria, a gestão de espaços autônomos e as políticas públicas de arte. Entre os nomes estão Alexandre Sequeira, Bruno Gold, Bruno Romi, Camila Fialho, Élcio Miazaki, Gabriel Pessoto, João Paulo do Amaral, Marcelo Amorim, Masina Pinheiro, Gal Cipreste, Priscila Rampin, Ralph Gehre, Vicente Lima e Willy Caldas. Também integram a exposição os artistas e grupos com obras do AMARP, ampliando o diálogo proposto pelo projeto: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, Eduardo Cruz, Fabiana Faleiros, Genoveva Finkler, Heitor Pilla Celli, Nilton Dondé, Odilza Michelon, Sandro Ka, Stella Celi Germani e Thiago Quadros.

A exposição tem classificação indicativa livre e oferecerá encontros gratuitos à comunidade: visita mediada de abertura, no dia 05, às 19h; e, no sábado, dia 04 de outubro, a atividade gratuita e com vagas limitadas Construção de Câmera Escura, conduzida por Élcio Miazaki. As atividades acontecerão na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Além desses encontros, haverá mais um diálogo com outros artistas participantes: “A produção feminina em Pater”, com Camila Fialho (Belém do Pará) e Priscila Rampin (Uberlândia/MG), mediação de Élcio Miazaki, que será aberto ao público no formato online.

Serviço:
Exposição “PATER; Sobre Pertences Vivos”, de Élcio Miazaki
Artistas:
Alexandre Sequeira, Bruno Gold, Bruno Romi, Camila Fialho, Élcio Miazaki, Gabriel Pessoto, João Paulo do Amaral, Marcelo Amorim, Masina Pinheiro &. Gal Cipreste, Priscila Rampin, Ralph Gehre, Vicente Lima e Willy Caldas. Obras do AMARP dos artistas: Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e EPD, Eduardo Cruz, Fabiana Faleiros, Genoveva Finkler, Heitor Pilla Celli, Nilton Dondé, Odilza Michelon, Prefeitura de Caxias do Sul, Sandro Ka, Stella Celi Germani e Thiago Quadros.
Período expositivo: 05 de setembro a 04 de outubro de 2025
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas-feiras, das 9h ás 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Visitação online: artesvisuais.caxias.rs.gov.br
Atividade presencial, online e gratuita.
Classificação Indicativa: Livre

Visita Mediada de Abertura | Exposição “PATER; Sobre Pertences Vivos”, de Élcio Miazaki
Dia: 05 de setembro, às 19h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Construção de Câmera Escura, com Élcio Miazaki
Dia: 04 de outubro, às 15h
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Vagas limitadas. Inscrições até dia 03 de outubro, às 12h via artesvisuais.caxias.rs.gov.br

Diálogo Online
A produção feminina em Parter, com Camila Fialho (Belém do Pará) e a Priscila Rampin (de Uberlândia/MG), mediação de Élcio Miazaki
Inscrições em artesvisuais.caxias.rs.gov.br.