Artes Plásticas

Caxias do Sul lança mapa digital com artistas do Acervo Municipal

Caxias do Sul lança mapa digital com artistas do Acervo Municipal

A Unidade de Artes Visuais de Caxias do Sul lança o projeto AMARP Mapeado, um instrumento interativo que reúne mais de 740 artistas do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP) em um único mapa digital, ampliando o acesso e o entendimento sobre a dimensão e a importância desse patrimônio cultural.

Após a digitalização de mais de 1.300 obras de arte do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul que foi entregue à comunidade em 2024, a Unidade de Artes Visuais tem realizado inúmeras ações. Além de exposições e visitações mediadas que acontecem durante todo o ano, a UAV (setor responsável pelo acervo) tem realizado pesquisas e levantamentos, aperfeiçoando a digitalização para gerar índices e dados relevantes para a melhor compreensão do valor e da importância deste patrimônio artístico cultural que é o AMARP.

Com esse trabalho contínuo, a Unidade de Artes Visuais apresenta o projeto AMARP MAPEADO, com o mapeamento dos artistas que integram o acervo. O mapeamento reúne, em um mapa interativo e ampliado em escala mundial, os artistas que compõem o acervo de Caxias do Sul/RS/Brasil, permitindo ao público conhecer a diversidade da produção e explorar conexões entre criadores, territórios e linguagens.

Ao situar esses artistas em um mapa-múndi, o projeto evidencia a pluralidade presente no acervo, destacando cada artista em um panorama mais amplo das Artes Visuais. Essa visualização reforça a preciosidade do que temos na cidade, valorizando o diálogo entre a arte produzida em Caxias do Sul e no mundo e reafirmando a importância de preservação e mantimento de um acervo vivo, em movimento e em contato com nossa comunidade.

Acesse o AMARP MAPEADO em: artesvisuais.caxias.rs.gov.br