Cultura

Caxias do Sul ganha um novo espaço de leitura com a inauguração da Biblioteca Parque dos Macaquinhos

Foto -  Inauguração Biblioteca Parque dos Macaquinhos - Créditos Juliane Ribas
Foto - Inauguração Biblioteca Parque dos Macaquinhos - Créditos Juliane Ribas

Comunidade poderá usufruir de leitura no local ou empréstimo domiciliar.

Caxias do Sul celebra, a partir deste sábado (13), uma nova etapa na promoção da cultura, da leitura e da cidadania. Com a iniciativa da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, a cidade passa a contar com a Biblioteca Parque dos Macaquinhos, um espaço que une o universo dos livros à experiência de convivência em meio à natureza, no coração de um dos parques mais queridos da comunidade. O desenlace da fita inaugural foi conduzido pelo Prefeito Adiló Didomenico, pela secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, pelo deputado Estadual Neri, o Carteiro, Chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ronaldo Boniatti e o Diretor do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Felipe Immig.

Criada em 2007 como Biblioteca da Estação, no prédio da Estação Férrea, e posteriormente instalada na antiga Casa das Locomotivas, quando recebeu o nome de Biblioteca Parque Largo da Estação em 2013, a biblioteca chega agora a esta fase renovada e ainda mais próxima da população. O local atual foi cedido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, onde antes funcionava um quiosque com lancheria. O grafitti, desenhado nas paredes internas e externas, foi desenvolvida pelo artista Fábio Panone Lopes.

Foto – Inauguração Biblioteca Parque dos Macaquinhos – Créditos Juliane Ribas

O acervo, composto por cerca de 7.500 exemplares de 5.431 títulos, com foco especial em literatura infantojuvenil, estará à disposição tanto para leitura no local quanto para empréstimo domiciliar. O espaço poderá acolher até 30 pessoas simultaneamente e funcionará de quinta a sábado, das 12h30 às 17h30. Para realizar empréstimos, basta se associar apresentando documento de identidade e comprovante de residência. Quem já é associado da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer ou da Biblioteca da Praça CEU já está automaticamente cadastrado e poderá usufruir do acervo. 

Mais do que um espaço de livros, a Biblioteca Parque dos Macaquinhos é um convite à convivência e ao aprendizado. A cerimônia de inauguração contou ainda com a apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Engenheiro Mansueto Serafini, do bairro Pioneiro, além da contação de histórias com Dóris Laroque Cornelli, por meio do projeto Conto com Encanto, encantando crianças e famílias presentes. 

Durante a solenidade, o diretor do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Felipe Immig, destacou a importância e a  concretização do espaço: “Nossa biblioteca consolida uma tradição local, sempre voltada à literatura infantil e infantojuvenil, com acervo de qualidade. Ela chega agora ao Parque dos Macaquinhos em mais uma etapa de sua história, com inspirações diversas e continuando essa trajetória. Esperamos que inspire outras iniciativas de aproximação da leitura com todos os públicos, em especial crianças e adolescentes.”

A secretária Tatiane Frizzo reforçou o simbolismo de trazer a biblioteca para o coração da cidade: “Trazer a biblioteca para o Parque dos Macaquinhos é um grande acerto. Aqui circulam centenas de pessoas, especialmente nos finais de semana. O livro é extremamente importante, mesmo na era digital. Ele nos faz viajar, conhecer novas experiências e, acima de tudo, permite que nossas crianças tenham acesso. Nada substitui o livro físico. Este espaço vem para incentivar a sensibilidade, a convivência e o gosto pela leitura.”

Ao destacar a importância do novo espaço e do incentivo à leitura, o Prefeito Adiló afirmou: “Estamos muito próximos da Feira do Livro, e que bom poder começar a embalar esse clima com a inauguração desta biblioteca. O livro é extremamente importante. Estamos vivendo a era digital, mas o livro nos permite viajar pelo mundo, conhecer experiências diferentes e proporcionar à nossa juventude o acesso à imaginação e ao conhecimento. A biblioteca tem essa função que o digital não substitui. Mesmo com os avanços da inteligência artificial, nada supera o livro físico. É isso que precisamos incentivar.”

Com esta inauguração, a Prefeitura de Caxias do Sul reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento, a formação de leitores e o fortalecimento das políticas públicas de acesso à leitura, entregando à comunidade um espaço gratuito, humano e transformador.

Também prestigiaram o ato o vereador Capitão Ramon, e o diretor-presidente da FAS, Mauro Trojan, e os secretários municipais de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos, do Esporte e Lazer, Olmir Cadore, da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas, secretária-adjunta da Educação, Simone Selbach, secretária-adjunta da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, coordenador da Juventude, Maxwell Abreu, e a coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, da SMC, Natascha Rech.