
A Unidade de Teatro e Circo de Caxias do Sul divulgou a relação dos projetos habilitados para a fase de avaliação e premiação do Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral – Edição 2025, conforme o Edital nº 2025/268. Dentro do prazo estipulado, foram recebidas 13 propostas de montagens cênicas, todas consideradas habilitadas após a análise da documentação exigida.
Os projetos habilitados são:
- Central de Artes Cênicas, Pilates e Línguas Ltda. – Desbraventuras – Uma Expedição Quase Científica
- Clara Capibaribe de Sousa – A Terra Dá, A Terra Quer
- Clerí Ana Pelizza – Quando Vi o Passado: Era Eu!
- Circus Magic Show Produções Técnicas e Artísticas – Circo Sobre Rodas
- Cristian Marcelo Beltran Aranda – O Louco e a Triste
- Fabiano Daniel Rosa Xavier – O Mundo Mágico de Lino
- Gabriel Zeni de Oliveira – Se Não For Transbordar Eu Nem Pingo
- Gustavo Nunes Fantinel – Tele-pata
- Rafael dos Santos Homem – BIO. Os Elementos
- Sandro Roberto de Moraes Martins – A Queda do Céu
- Ueba Produções Culturais Ltda. – Histórias de Pipoqueiro
- Vera Aparecida Silva Giazzon – Doida de Doída, uma Palestra Encenada
- Luana Camila Marasca – Brilha, Escuro Meu
Após a análise dos requisitos básicos de concorrência, conforme o edital, os projetos listados seguem agora para aetapa de avaliação pela Comissão de Seleção, que definirá os contemplados desta edição do prêmio.
O Prêmio Montagem
Criado em 2003, o concurso tem como objetivo selecionar projetos inéditos de produção de espetáculos nas áreas de teatro e circo, reconhecendo e incentivando a trajetória de grupos e artistas locais. O valor total destinado a premiação é de R$ 80.000,00, que contemplará dois projetos com o valor de R$ 40.000,00 cada, possibilitando a viabilização de novas montagens artísticas locais. Durante a sua trajetória, o edital premiou mais de 40 espetáculos no município, promovendo apresentações que circularam por bairros, cidades, países, festivais, movimentando a economia criativa local e propiciando o fortalecimento da classe artística. Ressalta-se que o edital direciona-se para montagens onde o elenco do espetáculo seja exclusivamente composto por profissionais residentes em Caxias do Sul, e que para os demais profissionais envolvidos, não há esta exigência, o que propicia o crescimento artístico dos grupos e o intercâmbio com profissionais de outras regiões.