Cultura

Caxias do Sul divulga os projetos selecionados pela Convocatória de Arte 2025

Foto: Sala de Exposições/Divulgação SMC
Foto: Sala de Exposições/Divulgação SMC

A Unidade de Artes Visuais de Caxias do Sul recebeu projetos de três estados brasileiros, com artistas de sete cidades, totalizando doze propostas expositivas inscritas no edital específico das Artes Visuais: a Convocatória de Arte – Ocupação Sala de Exposições 2025, que visa à ocupação da Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho de forma ampla, transparente e democrática. O edital tem o objetivo de estimular e fomentar a produção artística e seus intercâmbios, proporcionando transparência à distribuição e ocupação dos espaços culturais públicos da cidade. Esteve com inscrições abertas de 10 de fevereiro a 13 de abril de 2025.

As exposições selecionadas, após a segunda etapa documental prevista no edital, ocorrerão a partir do mês de junho deste ano, e a coordenação da Unidade de Artes Visuais entrará em contato por e-mail para a organização das demais etapas.

Uma comissão de avaliação e seleção diversa e qualificada é fundamental para garantir um processo justo, representativo e alinhado com a pluralidade da produção artística contemporânea. A presença de membros com diferentes trajetórias, formações e experiências no campo das Artes Visuais assegura uma análise mais ampla e criteriosa das propostas, valorizando distintas abordagens estéticas, culturais e sociais.

Além disso, a diversidade na comissão contribui para a democratização do acesso aos espaços públicos, fomentando a inclusão de artistas de diferentes contextos e promovendo uma ocupação mais rica e significativa para a comunidade. A Comissão de Avaliação e Seleção deste edital foi composta por:

MATHEUS DA ROCHA MONTANARI é doutor e mestre em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Tecnologias Digitais pela Universidade de Caxias do Sul. Com passagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal) e pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha), atualmente é artista-pesquisador da Leonardo (MIT Press) e do Center for Science and the Imagination, da Universidade do Estado do Arizona (EUA), membro do Laboratório de Antropologia Multimídia da University College London e do grupo Poéticas Digitais (USP). Seu trabalho artístico já foi exposto em diversas ocasiões no Brasil e no exterior, e sua obra compõe importantes coleções, como o Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP), o Museu de Arte Contemporânea do Paraná e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

THIAGO QUADROS é licenciado em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul, bacharel em Design de Produto pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha e pós-graduando em Artes Visuais: Pensamento e Produção Contemporâneos pela Universidade de Caxias do Sul. Desde 2012, participa de exposições, dentre as quais se destacam o 23° Salão de Artes da Câmara de Porto Alegre, Futurama 2 no MAC-RS e o 1° lugar no VII Salão de Artes da UCS. Em sua formação em cursos livres, destacam-se: Estudos em Pintura com Daisy Viola (Atelier Livre Xico Stockinger, POA-RS); Grupo de Estudos com Ana Zavadil (Ex-MARGS, Ex-MAC-RS, POA-RS); Performance com Andressa Cantergiani (Atelier Livre Xico Stockinger, POA-RS); e História da Arte com Jaílton Moreira (Ex-Torreão, POA-RS). Seu trabalho utiliza linguagens da pintura, arte objeto e performance. Propõe uma poética existencial na construção de uma presença a partir de uma ausência, transmutada na construção de estéticas relacionais e participativas. Atualmente, ministra cursos no Atelier Livre de Vacaria, na Escola de Criatividade da Fundação Marcopolo e em seu ateliê particular na cidade de Caxias do Sul. Nesses espaços, desenvolve atividades de formação em Pintura, Desenho e Processos de Criação em Arte Contemporânea.

MONA CARVALHO é curadora e assessora cultural; orientadora, avaliadora e gestora de projetos; e designer de serviços. Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul. Estudou na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte; na Università Degli Studi di Verona – Itália, cursando Conservação dos Bens Culturais; e na Universidad Autónoma de Bucaramanga – Colômbia, no curso de Artes Audiovisuais. É especialista em Arteterapia, também pela UCS. Atualmente, é coordenadora da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, responsável também pelo Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP). Foi recentemente coordenadora adjunta do Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS (Gestão 2021–2023), segue como membro representante da Economia Criativa e Gestão, e é vice-presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Chico Lisboa (Gestão 2023–2026).

Artistas/proponentes selecionados

  • sinalizar/demonstrar/algo está ali, de Tiago Bertuol Gasperin
  • Antagônica – pulsões e transições, de Lael Peters
  • Somos Mulheres! Seguimos, de Leila Bohn
  • Artistas e suas coleções: o corpo na obra, de Nilton Romano Dondé

Suplentes:

  • Entre rastros e ruínas, de Isabelle Kircher Baiocco
  • Encantados, um olhar sobre as margens do Amazonas, de Consuelo Vallandro Barbo

A partir do envio dos documentos faltantes, os artistas selecionados serão considerados aptos a agendar suas exposições, desde que atendam e se submetam às condições previstas no regulamento e à organização do calendário e detalhamentos da UAV, conforme a necessidade de cada projeto, mediante assinatura de um termo de utilização do espaço e conhecimento de possíveis adaptações, orientações e decisões cabíveis.