Associação dos Surdos de Bento Gonçalves recebe oficina sobre a trajetória de mulheres artistas

Nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 13h30, a Associação de Surdos de Bento Gonçalves recebe a oficina de jogo didático sobre o livro “Mulheres Artistas da Época Moderna”, escrito pela historiadora Dra. Cristine Tedesco. Na ocasião, a atividade conta com a mediação de Eunice Pigozzo que vai explanar sobre o jogo. A oficina do jogo didático já ocorreu no Instituto Joana de Desenvolvimento Humano, na Praça CEU e no Centro Cultural Tuiuty.

Além da publicação em formato físico e digital, também tem a versão acessível em áudio para pessoas com deficiência visual e um material audiovisual com interpretação em Libras.

A publicação, que resgata a trajetória de importantes mulheres criadoras dos séculos XV a XVII, é resultado de um projeto cultural financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, com investimento de R$ 50 mil, viabilizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, dentro do Edital nº 01/2024 – Cultura: Aproximar Arte e Vida Através da Construção Coletiva.

A obra está circuitando em diferentes searas numa intensa divulgação que começou em outubro durante a programação da 40ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, seguiu para a capital, em novembro, durante a 71ª Feira do Livro, em dezembro, e agora, 12 de dezembro, em Vacaria. No Museu do Imigrante, na última semana, ocorreu um bate-papo sobre o livro com a própria escritora.

Em “Mulheres Artistas da Época Moderna”, Cristine Tedesco revisita o papel das mulheres na história da arte e evidencia nomes que foram esquecidos pela narrativa oficial. Desde 2010, de quando iniciou pesquisas sobre Artemisia Gentileschi, Cristine vem desenvolvendo e ampliando suas pesquisas sobre a presença feminina em diferentes áreas do saber do período mencionado, tendo sido destaques na Itália entre os séculos XV e XVII.

Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Elisabetta Sirani, Properzia de Rossi, Plautila Bricci, Barbara Strozzi, Lucrezia Marinelli e Arcangela Tarabotti — mulheres que desafiaram as convenções de seu tempo e deixaram contribuições significativas à pintura, escultura, arquitetura, música e literatura.