A Unidade de Artes Visuais, traz a exposição “sinalizar/demonstrar/algo está ali”, de Tiago Gasperin, para ocupar a Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, de 1º a 31 de agosto.
A pesquisa do artista Tiago Gasperin é sobre tornar evidentes as convenções e regras do mundo. Em operações sintéticas, os trabalhos selecionados para a exposição sinalizam que algo existe, existiu ou ainda vai existir, desafiando funções predefinidas, noções de espaço e do que pode ser arte. Utilizando objetos banais que o público pode encontrar em uma gaveta de casa, em um canteiro de obras ou sinalizando uma rodovia, Tiago evidencia a arbitrariedade da organização social e esboça novas possibilidades de agência e de contato com o mundo.
“sinalizar/demonstrar/algo está ali” é uma exposição individual do artista Tiago Gasperin que apresenta um conjunto de sete trabalhos desenvolvidos desde 2022, sendo quatro deles inéditos. A exposição contará com texto crítico da artista e pesquisadora Sammy Duarte e com as oficinas “O que é arte? Como se proteger?” e “Toda medida é uma ficção”, ministradas por Tiago Gasperin.
A abertura contará com mediação, com ativação da obra E.P.I., de Tiago Gasperin, nesta sexta-feiram, dia 1º de agosto, no Aquece da Semana da Fotografia, às 18h30, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
A ativação da obra provocará o público participante a pensar no que pode ser considerado uma obra de arte na contemporaneidade. Além das provocações do artista para o público geral, o artista realizará mais dois encontros para a comunidade: a “Oficina de desenho no espaço: Toda medida é uma ficção”, voltada para estudantes da Escola Estadual Irmão José Otão, através do Programa Educativo UAV, e a “Oficina de arte de ação: O que é arte? Como se proteger?”, com Tiago Gasperin, que integra a Programação da Semana da Fotografia.
A exposição tem classificação indicativa livre e poderá ser visitada todos os dias, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; e sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Serviço:
“sinalizar/demonstrar/algo está ali”, de Tiago Gasperin
Exposição integrante da 18ª Semana da Fotografia
Período: 1º a 31 de agosto de 2025
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas-feiras, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Visitação online: artesvisuais.caxias.rs.gov.br
Atividade presencial, online e gratuita.
Classificação Indicativa: Livre
Mediação de Abertura “sinalizar/demonstrar/algo está ali”, de Tiago Gasperin
Com ativação da obra E.P.I.
Dia: 1º de agosto de 2025, às 18h30
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Atividade presencial e gratuita.
“Toda medida é uma ficção”, com Tiago Gasperin
Atividade direcionada ao programa Educativo UAV
Dia: 22 de agosto de 2025, às 13h30
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Oficina de arte de ação: O que é arte? Como se proteger?, com Tiago Gasperin
Atividade integrante da 18ª Semana da Fotografia
Dia: 22 de agosto de 2025, às 10h30
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Atividade presencial e gratuita.
Vagas limitadas. Inscrições em: artesvisuais.caxias.rs.gov.br