
Entre os dias 11 e 16 de novembro, a 12ª Aldeia Sesc Caxias do Sul transforma a cidade em um grande palco de arte, memória e convivência. Com o tema “Territórios & Saberes: Lugares de Memórias”, o festival propõe reflexões sobre as histórias, tradições e afetos que compõem o território caxiense, reunindo atividades gratuitas e pagas em diferentes espaços da cidade, de escolas e praças a teatros e parques. A programação, realizada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul e apoio cultural do Villagio Caxias, abrange oficinas, espetáculos, shows e intervenções artísticas que celebram o encontro entre artistas e comunidade.
Entre os destaques, está o show nacional de Chico César, que apresenta no dia 12 de novembro, às 20h, no Teatro Murialdo, o espetáculo “Aos Vivos”. Trinta anos após o lançamento do icônico disco, o cantor e compositor paraibano revisita o repertório completo do trabalho — que inclui clássicos como “Mama África”, “À Primeira Vista” e “Beradêro” — em versões intimistas e cheias de emoção. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$30, pelo site www.sescrs.com.br/espetaculosculturais.
As Noites da Aldeia também trazem atrações locais e regionais, como o espetáculo “Sereno Canto”, com Thiago Ramil e Raul Jung, que acontece no dia 14 de novembro, às 20h, no Teatro Sesc Caxias do Sul. A apresentação combina música e narrativa em uma experiência sensível e acolhedora, inspirada na técnica do acalanto. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipada pelo site ou diretamente na Unidade. A Aldeia na Comunidade levará intervenções cênicas pelo comércio de Forqueta, promovendo encontros artísticos em meio à rotina local, enquanto a Aldeia nas Escolas realiza oficinas de diferentes segmentos artísticos nos turnos da manhã e tarde em escolas públicas do município, incentivando o contato direto de crianças e jovens com as artes.
Encerrando o evento, o show da banda Nenhum de Nós promete reunir o público no Parque Getúlio Vargas, no dia 16 de novembro, às 18h. Com 38 anos de carreira, 17 discos, 3 DVDs e dois EPs lançados, o grupo gaúcho é um dos nomes mais consagrados do pop rock nacional e encerra a programação em grande estilo, com entrada gratuita e atividade ao ar livre.