Com um toque de sineta feito por várias mãos, reunindo o Patrono Pedro Guerra, o Amigo do Livro, Ernani Carraro, os escritores Monja Coen, Lilian Rocha e Allan Dias Castro, além do prefeito Adiló Didomênico, foi aberta no final da tarde de sexta-feira (26) a 41ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul. No palco principal, autoridades falaram da importância da Feira para a cultura caxiense, destacando o empenho dos organizadores e livreiros em levarem os livros ao espaço público da cidade. Depois da cerimônia de abertura, o público pode assistir ao show Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco banda. Na Galeria de Arte Gerd Bornheim, foi aberta a exposição “Bichos&rdquo ; da dupla Gio e Doug.
Em seu discurso, o Patrono Pedro Guerra relembrou sua trajetória e o empenho que o trouxeram à condição de mais jovem Patrono, destacando sua afirmação como escritor e as diferentes ações realizadas para lançar livros e acreditar no potencial dos jovens leitores.
“Hoje eu vejo que nós, adultos, somos por muitas vezes contraditórios. Ao mesmo passo que falamos que “os jovens são o futuro da nação”, criticamos, comparamos e diminuímos ao dizer que “a geração de hoje está perdida”. Eu prefiro dizer que a geração de hoje está se encontrando. Assim como, lá atrás, nós também estivemos. E o que é melhor do que um livro como companhia nesse processo de não só encontrar-se, como reconhecer-se? Trabalhar há mais de uma década com a formação de novos leitores me fez ter a certeza de que sem a literatura juvenil, não perpetuamos adultos leit ores. Há, então, uma urgência nunca antes vista: o jovem precisa ser visto. E validado”, disse.
A presidente da Associação dos Livreiros Caxienses, Maria Helena Lacava, destacou a importância dois livros na vida das pessoas. “Quando você aprende a ler, abrem-se muitas portas. Sem a arte o ser humano sucumbe”, declarou.
O Amigo do Livro, Ernani Carraro, falou sobre o objeto livro, destacando a capacidade deles serem verdadeiros portais de aprendizado. “Quando se abre um livro, o tempo voa”, falou ele, acrescentando que “o livro sempre foi meu amigo”.
A Feira do Livro vai até 12 de outubro com o tema “No Trilho das Palavras, Voa a Imaginação”. Neste ano a Feira terá mais de 370 atividades com o tradicional desconto de 20% no valor dos livros. Ao todo, o público encontrará 24 bancas – 18 no Setor Geral e seis para o público infantojuvenil, numa estrutura de 2.700 metros quadrados.
A realização da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul é da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA, com financiamento do PRO-CULTURA – Sedac – RS.
Site da Feira:
www.feiradolivrocaxias.com
Programação completa:
https://heyzine.com/flip-book/858b43424a.html