Cultura

1ª Semana Municipal do Balé Clássico celebra a dança em Caxias do Sul

Foto: Divulgação/iStock
Foto: Divulgação/iStock

A partir desta sexta-feira, dia 29 de agosto, até segunda-feira, dia 1º de setembro, Caxias do Sul recebe a 1ª Semana Municipal do Balé Clássico, um evento cultural gratuito que celebra a dança clássica como forma de arte, expressão e inclusão. A programação reúne oficinas, aulas abertas, rodas de conversa, espetáculos e atividades formativas, voltadas para bailarinos, estudantes, professores, profissionais da arte e o público em geral.

As atividades acontecem em diversos espaços culturais da cidade, como o Sesc Caxias do Sul, o Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e a Escola de Música e Dança da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário. As vagas são limitadas e por ordem de inscrição.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à linguagem do balé clássico, fortalecer a formação técnica e estética e fomentar espaços de troca entre diferentes agentes da dança, valorizando a diversidade de corpos, saberes e trajetórias. O evento é realizado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio do Sesc/RS, fortalecendo a rede cultural da região e ampliando a democratização do acesso à arte. Confira a programação completa abaixo. 

1ª Semana Municipal do Balé Clássico – Sesc Caxias do Sul
Datas: 29/08 a 1º/09
Inscrições: Gratuitas e limitadas, pelo formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVbRK6_XYsxdIhwilE2DqaFhymzO1T2sWRrBu3_VSMbah-qA/viewform 

Programação:

29/08 (Sexta-feira) 
Local: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462 – Centro)
Horários:
08h – Café de boas-vindas
09h – Cerimônia de abertura
10h – Bate-papo com Sigrid Nora, Verônica Pilar, Magda Carpeggiani e Adriana Menegat
14h – Aula de Balé Infantil – Prof.ª Candice Assmann
16h – Aula de Balé Juvenil – Prof.ª Candice Assmann
19h – Apresentações das escolas convidadas

30/08 (Sábado)
Local: UCS – Escola de Música e Dança (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Petrópolis)
Horários:
08h30 – Aula de preparação física – Prof.ª Adriana Menegat
10h – Palestra “Balé e Libras” com Victor
14h – Aula de Balé Adulto – Prof.ª Adriana Menegat
19h – Apresentações das escolas convidadas

31/08 (Domingo) 
Local: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 – Panazzolo)
Horários:
08h30 – Aula de Balé Juvenil – Prof.ª Leandra Dalla Rosa
10h30 – Aula de Balé Adulto – Profª Márcia Rezende
18h – Apresentações das escolas convidadas – Sala Valentim Lazzarotto

01/09 (Segunda-feira)
Local: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462 – Centro)
Horário:
19h – Encerramento especial da SMBC 2025, no Dia Internacional do(a) Bailarino(a)