Programado para acontecer de forma presencial, o projeto Música Na Porta da Tua Casa, do Festival Música de Rua, vai promover visitas virtuais de artistas a famílias que têm uma ligação com a música nas cidades de Antônio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Bento Gonçalves, além de Caxias do Sul. Os registros destas batidas de portas virtuais serão veiculados a partir de segunda-feira (19), seguindo até sexta, com cinco vídeos de cinco minutos que irão ao ar às 10h na página do Facebook do Festival.

Os encontros recheados de música e emoção começam com o Duo de Viola e Acordeon de Rafael De Boni e Valdir Verona se encontrando musical e virtualmente com a Família Farina, de Bento Gonçalves. Os farina têm como patriarca Geraldo Farina, que atuou como maestro de diferentes grupos de canto de Bento Gonçalves e, em 2015, lançou o livro “Vigor da Canção Popular Italiana no RS”. Seu Geraldo legou a paixão musical para a filha Camila Farina, também musicista, além de Diogo e Cassiano, que tocaram na banda Blackbirds e atualmente integram o projeto Beatles no Acordeon.

Nos próximos encontros, a dupla formada pelos acordeonistas Karol Coelho e Rafael Siqueira vai entregar uma música pelas redes digitais para a Família Postali, de Antônio Prado, que tem laços ligados à tradição musical na Serra. A história começa com Primo Postali, que tocava bandoneon e construía violinos, deixando a paixão pela música ao filho Silvio, que tocou muito bandoneon aos pradenses na década de 50 em bandas e bailes. As filhas dele, Evelyn Ema Postali e Ceres Postali Marcon se dedicam ao piano, chegando à quarta geração, com Armanda e César – ele tocando piano e contrabaixo e ela no piano e órgão.

Outra visita virtual de Carol Coelho e Rafael Siqueira será para a Família Carpeggiani, de Flores da Cunha. Nesta família, a mãe Erica Ravizzoni Carpeggiani toca gaita e a filha Shamila mantém a escola de dança chamada Mahaila, é dançarina e cantora, tendo sido vocalista da Hábitos Groove, banda que teve com o marido Rodrigo Marcon, que mantém o estúdio Sona na cidade. Além de Shamila, tem o filho Elias, que toca piano e teclado e atualmente tem uma banda chamada MagicoZ. A outra integrante do clã musical Carpeggiani é Taís que, com o marido Jean, tem uma banda tributo a Janis Joplin chamada Cheap Thrills. Na formação, ela é voc alista e ele, guitarrista.

Seguindo na programação do Música Na Porta da Tua Casa, Valdir Verona e Rafael De Boni também farão um número musical virtual para a Família Fontanela, de Farroupilha, chegando à casa de Vanderlei Fontanela, também conhecido como Nambu, maestro da Banda Municipal de Farroupilha, cujo pai, Pedro Fontanella, toca viola caipira, acordeon e violão. Isso tudo além de cantar, ter sido palhaço de circo e locutor de rádio.

No rap e na rede digital, o Projeto Rapajador, representado pelo rapper Chiquinho Divilas, dá um salve para a Família Fonseca, de Caxias. As rimas serão para Carla Fonseca, uma das frentes da Escola de Samba Acadêmicos do São Vicente, que iniciou sua trajetória na escola aos 6 anos de idade. Ela é avó de Pablo e Rauan, os MC’s mirins que acompanham Chiquinho Divilas em algumas apresentações.

Os vídeos têm direção de Ilha 8c5a, com fotografia e som de Breno Dallas, Saimon Cesar Fortuna e Dinarte Paz. Para a realização das gravações do Música Na Porta da Tua Casa foram observadas as condições e regras sanitárias definidas para o período da pandemia.

Este projeto foi contemplado no Edital de C rso Produções Culturais – SEDAC –RS nº 09/2020 – Com recursos da Lei nº 14.017/2020.

Karol Coelho & Rafael Siqueira
A dupla está na estrada desde 2017, a dupla formada pelos acordeonistas e cantores tem em seu repertório canções autorais identificadas com o estilo serrano e grandes sucessos da famosa dupla Irmãos Bertussi, Paulo Siqueira e Os Cobras do Teclado. Integrando a figura feminina no cenário da música regional gaúcha como cantora e instrumentista, investem das apresentações ao vivo, focados na alegria e espontaneidade da música serrana.

RAPpajador
Mistura entre o rap e a pajada, o projeto aposta na tradição sulista da rima em confluência com o rap e, desde 2018, une o rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood. A proposta busca a fusão da cultura rio-grandense com a fluência do rap aproximando o acordeom e o verso imaginando um encontro entre Jayme Caetano Braun (RS) e Mano Brown (SP). O Rap é um gênero musical com rimas e poesias e que aliado ao som do acordeon, bombo leguero, violão recebe um tempero regional. Desde então, o grupo tem realizado diversas apresentações em escolas da cidade e também teve participação no Festival Brasileiro de Música de Rua 2018. O Projeto Rapajador tem como escopo a união entre duas manifestações artísticas presentes na cultura brasileira, mas com “sotaques” diferenciados, que contarão com a participação do DJ Hood, que mixará temas e batidas tipicamente sulistas com a batida característica do rap.

Valdir Verona e Rafael De Boni
O Duo de Viola e Acordeon foi criado no ano de 2006. Ao longo destes 14 anos, a parceria dos músicos Rafael De Boni e Valdir Verona, que possuem prática nos estilos que vão desde o folclore sulino à formação erudita, da música regional brasileira e da MPB ao jazz, neste projeto, mantém o foco na música do sul do país, influenciada pelas regiões fronteiriças do Sul do Brasil. O repertório é formado por composições instrumentais autorais, em ritmos como: milongas, tangos, chamamés, chamarritas entre outros e também conta com arranjos inéditos para temas de domínio público do Folclore Gaúcho e também clássicos da música do Sul e do Brasil. As composições têm uma linguagem musical dinâmica e contemporânea, resgatando o uso da viola de 10 cordas, na música do sul, juntando-a com o acordeon, numa sonoridade peculiar com sotaque gaúcho, porém sem perder sua universalidade e a alma da música brasileira. No repertório estão milongas, chamamés, chacareiras, toadas, xote, baião. Durante as apresentações são feitas breves explanações acerca dos ritmos que compõem o repertório.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here