Multimídia

Site mapeia a cena Hip Hop gaúcha e seus protagonistas

Imagem: Site Trajetórias do Breakimg RS/Reprodução
Imagem: Site Trajetórias do Breakimg RS/Reprodução

A diversidade da cena do hip hop gaúcha, seus protagonistas e articuladores, ganhou, desde sábado (10 de maio) um site que registra esse universo. O site Trajetóriasbreakingrs.com é um dos resultados do projeto “Memórias do Hip Hop, um recorte à cena do Breaking”, do b.boy e produtor cultural Pedrinho Festa, de Bento Gonçalves. A proposta foi contemplada em edital estadual da Lei Paulo Gustavo.

Reunindo mais de 90 perfis com a história dos B. Boys e B.girls (dançarinos de breaking), eventos, crews (grupos) e trabalhadores do cenário desta dança no RS, tais como DJs para eventos de breaking, MCs, produtores e fotógrafos, o site mapeia esses articuladores em mais de 20 cidades das diversas regiões gaúchas.

Foto: Battle in the Cypher/Crédito Bruna Ferreira

A captação dessas informações foi feita através de um formulário específico distribuído pelo Instagram, contando com a adesão de todas as cadeias desse setor, mapeamento essas trajetórias na dança breaking gaúcha. Agora, estas informações ficarão disponíveis para toda comunidade, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da cena hip hop e o reconhecimento dos integrantes desse movimento cultural.

“Foi gratificante conhecer todas as trajetórias e é muito importante podermos mapear tanta gente de várias cidades do Rio Grande do Sul. É importante identificarmos quem faz e quem fez o breaking no nosso Estado”, diz o b.boy e produtor cultural Pedrinho Festa

O projeto também prevê o lançamento de um livro no qual estarão perfis selecionados de 30 B. Boys e B.girls, dez eventos, dez crews e dez trabalhadores da cultura. Serão 150 páginas  para compor evidenciando essas trajetórias. A curadoria da seleção é coletiva e o livro contará com a revisão histórica da produtora cultural e historiadora Luka Ibarra, comentários do B. Boy e produtor cultural Pedrinho Festa, e ilustrações do artista de graffiti e B.boy Felipe Reis. A seleção atentará à inclusã o das diversas regiões funcionais do Estado e também questões de diversidade, incluindo pessoas negras, indígenas, PCDs e LGBTQIAP+. 

Site: www.trajetoriasbreakingrs.com

Imagem: Arte Museu Virtual/Divulgação