Multimídia

Projeto “Desconstruindo Isso” propõe novas conexões entre arte, corpo e tecnologia

Projeto “Desconstruindo Isso” propõe novas conexões entre arte, corpo e tecnologia

Nos dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo próximos, das 18h às 21h, o público de Bento Gonçalves é convidado a vivenciar uma experiência artística imersiva no Museu do Imigrante, com a remontagem do espetáculo “ISSO – ou qualquer outra súbita palavra (coisa) poética que possa ser usada para dar nome a isso”.

A criação é da Cia de Dança-Teatro Contemporânea A Trupe Dosquatro, revisitada no projeto Desconstruindo Isso, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves e viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura, tendo como proponente a bailarina e artista Fernanda Moreira Rodrigues. O investimento total é de R$ 39.333,33, recurso destinado à remontagem do espetáculo e à realização de ações formativas.

Durante três horas de duração contínua, o público poderá circular livremente pelo espaço, chegando e saindo a qualquer momento. As apresentações são gratuitas e integram diferentes linguagens — dança, teatro e tecnologia —, criando um ambiente híbrido entre o real e o virtual. Parte do elenco atua presencialmente, enquanto outros intérpretes participam remotamente, em tempo real, por meio de projeções e transmissões ao vivo.

Mais do que assistir, o público é convidado a participar da cena, dialogar e até compartilhar uma refeição com os artistas, rompendo as fronteiras tradicionais entre plateia e criação. Além das apresentações, o projeto contempla quatro oficinas de dança gratuitas voltadas aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fortalecendo o acesso à arte e a integração comunitária.

Com direção de Cristian Bernich e Edson Possamai, e atuação das intérpretes Rosane Marchetto, Sinara Gnoatto e Fernanda Rodrigues Moreira, a obra — concebida em 2019 e estreada em 2021 — retorna em versão expandida e contemporânea, refletindo sobre a presença, a ausência e as novas formas de convivência entre corpo e imagem. “Nos interessa investigar o que está presente e o que falta, o corpo físico e o corpo projetado, o agora e o que é transmitido”, explica Possamai.

Para o secretário de Cultura, Evandro Soares, o projeto reafirma o papel estratégico do Fundo Municipal de Cultura: “O Desconstruindo Isso mostra o quanto Bento Gonçalves abriga artistas inquietos, que se desafiam a explorar novas linguagens e tecnologias. Esse tipo de proposta reforça a importância do Fundo como instrumento de incentivo, aproximando a comunidade da arte e revelando a potência criativa que temos aqui”, enfatiza Evandro.