Foto: Bate-papos em campo com moradores de Galópolis também integraram os trabalhos da turma 103 ao longo de 2025/Divulgação
Foto: Bate-papos em campo com moradores de Galópolis também integraram os trabalhos da turma 103 ao longo de 2025/Divulgação

A 4ª temporada do podcast Memórias de Galópolis estreia no próximo domingo, 1º de fevereiro, às 20h. Os 10 episódios, produzidos ao longo de 2025 por adolescentes do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis, têm como foco os papéis da formação geográfica de Galópolis e da emergência climática sobre a transformação da territorialidade do bairro, o mais afetado pelas enchentes de 2024 em Caxias do Sul.

A partir de debates traçados em sala de aula, os estudantes da turma 103 roteirizaram, trouxeram convidados para entrevistas, conduziram bate-papos e editaram os materiais sonoros, refletindo sobre as relações entre ocupações e migrações, as infâncias, o trabalho, os gêneros, a mobilização comunitária e os elementos naturais da territorialidade.

“Dialogamos a respeito dos temas, debatendo sobre como esses movimentos implicam nas transformações do território e da natureza. A audiência vai descobrir qual é o papel dos rios e dos morros para o desenvolvimento socioeconômico da região e como os recursos naturais contribuem para a identidade da população de Galópolis e arredores, pensando na atuação de diferentes gerações e gêneros ao longo do tempo”, enfatiza a professora Geovana Erlo, coordenadora do projeto e do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis.

Voluntários que atuaram em Galópolis na época das cheias de 2024 estão entre os entrevistados. “Esses personagens compartilham conosco as suas visões, relatando o que foi feito para evitar danos ainda maiores à territorialidade local, marcada pelo envolvimento comunitário e por uma série de patrimônios que representam a nossa diversidade cultural”, finaliza.

Os episódios da 4ª temporada vão ao ar diariamente até 10 de fevereiro, sempre às 20h, no Spotify e no YouTube. A iniciativa é uma realização do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis, da Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Caxias do Sul (PIBID-UCS) – Subprojeto Humanidades.

SERVIÇO
O quê: estreia da 4ª temporada do podcast Memórias de Galópolis
Quando: domingo, 1º de fevereiro, às 20h
Onde: no Spotify e no YouTube
Os episódios serão publicados diariamente até 10 de fevereiro, sempre às 20h

FICHA TÉCNICA
Podcast Memórias de Galópolis

Realização: Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis, Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Caxias do Sul (PIBID-UCS) – Subprojeto Humanidades

Coordenação: Geovana Erlo

Mediadoras (bolsistas do PIBID-UCS): Isabel Cristina Fernandes de Azambuja e Marianne Müller Inácio

Apoio na edição e identidade visual: Mateus Castilhos

Estudantes (turma 103 de 2025): Adriannys Daniela Vasquez, Agnicaiane Dambrós dos Santos, Camila Fabiola Fuentes Reyes, Emily Oliveira Castilhos da Silva, Emilly Graziela Freitas dos Santos, Fernando Vinícius Pires da Silva, Giullia Sorgetz de Oliveira, Juan Jose Matheus Vasquez, Kaieker Brizola da Cruz, Lucas Teles dos Santos, Miguel Souto Porcino, Milena Martinez Lastre, Mylena Ferreira Pergher, Nathan Bordin de Ávila, Pedro Arthur Giacomelli, Pedro Henrique Pinto Domingues, Renan de Souza e Wagner Santos Batista

SOBRE O PONTO DE MEMÓRIA INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DE GALÓPOLIS
Criado com a missão de promover a autonomia de sua comunidade na gestão dos patrimônios culturais, com destaque para a participação dos moradores em todo o processo de identificação do que é representativo para eles, o Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis é reconhecido como Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC). A origem do projeto remonta a 2020, quando iniciaram pesquisas acerca dos patrimônios culturais de Galópolis, bairro de Caxias do Sul, surgindo, ainda naquele ano, o podcast Memórias de Galópolis.

Desde então, a comunidade se uniu e, de forma coletiva, passou a valorizar as referências materiais, imateriais e naturais da região, tidas como patrimônios culturais da localidade. Esse processo contínuo, iniciado oficialmente em março de 2022, soma 96 encontros realizados até aqui, sendo 17 em 2025.

O Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis é financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte), da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

SOBRE O PODCAST MEMÓRIAS DE GALÓPOLIS
Há 5 anos no ar, o podcast Memórias de Galópolis é uma plataforma onde os moradores de um dos bairros mais tradicionais de Caxias do Sul compartilham suas memórias. O projeto valoriza o papel da comunidade na construção de sua própria história e se destaca pelo envolvimento direto de estudantes de ensino médio do bairro. Todos os episódios podem ser acessados no Spotify e no YouTube.

A iniciativa é uma realização do Ponto de Memória Inventário Participativo de Galópolis, da Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Caxias do Sul (PIBID-UCS) – Subprojeto Humanidades, com a coordenação da historiadora e museóloga Geovana Erlo.