Multimídia

Fluência Casa Hip Hop de Caxias do Sul divulga selecionados do projeto Lentes Periféricas

Foto: Projeto Lentes Perifericas/Crédito Priscila Minuzzo
Foto: Projeto Lentes Perifericas/Crédito Priscila Minuzzo

A Fluência Casa Hip Hop de Caxias do Sul anunciou os 10 agentes culturais selecionados para o projeto Lentes Periféricas: Projetando a Cultura Local. São eles: Diulia da Silva Veleda, Diego Ribeiro Dias, Ketlin Pires Elesbao, Lian Gabriel Machado Ramos, Luiz Felipe Cidade dos Santos, Lúcia Eva de Oliveira Pezzi, Michael Machado, Piedro Augusto Corrêa, Stefani Araujo da Rosa e Taiane Cristine Vencato.

Os contemplados passarão por uma residência profissionalizante em audiovisual e receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 800, de abril a setembro. Serão 78 horas de formação, com encontros semanais na Fluência e nos estúdios 1Quarto. A seleção foi realizada com base nos critérios de renda, residência em regiões periféricas, experiência em audiovisual e atuação em atividades sociais e culturais. Também foi respeitada a distribuição geográfica: cada região periférica de Caxias do Sul (zonas Norte, Sul, Leste e Oeste) foi contemplada com pelo menos duas vagas.

No total, o edital de seleção do projeto Lentes Periféricas recebeu 43 inscrições: 60% do gênero feminino, 35% do gênero masculino e 5% de pessoas trans e não binárias. Quanto à composição étnica, 42% dos inscritos declarou-se branco; 37%, preto; 18%, pardo; e 3% indígena. O edital recebeu inscrições de todas as regiões periféricas de Caxias do Sul: 42% dos inscritos eram da Zona Norte; 19% da Zona Leste; 14% da Zona Sul e 9% da Zona Oeste; houve ainda 16% de inscritos da região central da cidade.

O projeto Lentes Periféricas: Projetando a Cultura Local conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio do Edital SEDAC/LPG 14/2023, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é do Ponto de Cultura Fluência Casa Hip Hop, com apoio dos estúdios 1Quarto.

Sobre a Fluência
Fundada em julho de 2019, a Fluência Casa Hip Hop é uma associação cultural sem fins lucrativos que atua na promoção da Cultura Hip Hop por meio de ações que mesclam os quatro elementos do movimento: Breaking, Graffiti, DJ e MC. Sua sede está localizada no bairro Santa Fé, na Zona Norte de Caxias do Sul (RS), espaço periférico que pulsa vida, arte e energia. Um dos objetivos da associação é possibilitar a promoção da ética e o exercício da cidadania por meio dos valores do Hip Hop. A palavra “fluência” foi escolhida por caracterizar o espontâneo, aquilo que tem fluidez. Em fevereiro de 2021, a Fluência foi reconhecida como Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva (13.018/2014). Já em agosto de 2023, a associação recebeu o Prêmio Caxias do Sul, reconhecimento da Câmara de Vereadores pelo trabalho desenvolvido no município.