Nesta sexta e sábado (16 e 17 de maio), o Ecossistema da Montanha realiza uma Oficina de Distribuição – Cinema, Televisão e Streaming. A atividade propõe uma imersão no campo da distribuição audiovisual com foco no mercado brasileiro, com uma introdução acessível para a compreensão do ecossistema do setor audiovisual. Os encontros serão coordenados por Argel Medeiros e Paula Gomes, da distribuidora Olhar Filmes, de Curitiba. As atividades são abertas e gratuitas na sexta, às 19h30min, e sábado, às 9h, na Sala de Inovação do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, em Caxias do Sul.
Tanto na sexta quanto no sábado, Argel Medeiros e Paula Gomes buscam compartilhar experiências e estratégias para o entendimento da distribuição de conteúdos e produções audiovisuais no mercado brasileiro. Com linguagem simples, a oficina é direcionada para um público de estudantes e profissionais da área. Os encontros também buscam, a partir da análise da cadeia de valor do audiovisual, introduzir o público às práticas, agentes e modelos de negócios envolvidos na circulação de obras. Também serão abordados os fundamentos jurídicos da propriedade intelectual, o papel estratégico da distribuição, as janelas e plataformas dispon&iac ute;veis, e as especificidades da circulação em festivais, salas de cinema, TV, VOD e outras janelas.
A Olhar Filmes é uma distribuidora e produtora audiovisual dedicada ao lançamento e circulação de obras independentes nacionais e internacionais, com foco em narrativas diversas e representativas. É especializada em filmes LGBTQIAPN+ e com temáticas sociais relevantes, especialmente voltadas ao público jovem. Com mais de 40 títulos lançados no Brasil, a empresa construiu um catálogo reconhecido por seu engajamento artístico e político. Desde 2023 também atua como produtora audiovisual. Atualmente, seus filmes estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, como Netflix, Globoplay, Telecine, Prime Video, Mubi e Apple TV, além de seu próprio servi& ccedil;o de exibição, a Olhar Play.
Lançado em dezembro do ano passado em Caxias do Sul, o Ecossistema da Montanha busca promover a integração de profissionais locais e nacionais em campos estratégicos do setor audiovisual, como distribuição, produção executiva e roteiro. Além de produtoras coligadas à proposta, o Ecossistema da Montanha é aberto à participação da comunidade, com a inclusão de todos atores e públicos da economia criativa regional: negros, indígenas, LGBTQ+, ciganos e pessoas com deficiência.
Desenvolvido com recursos da Lei Paulo Gustavo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto é realizado pela DH Projetos e Produções, com apoio do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e participação da distribuidora Olhar Filmes.
Sobre os oficineiros:
Argel Medeiros é cofundador da Olhar Filmes, empreendedor cultural e articulador de conexões entre pessoas, filmes e negócios. Graduado em Administração com especialização em gestão empreendedora, com mais de 20 anos de experiência no audiovisual.Nosúltimos8anos,tematuadonacuradoriaegestão de filmes, e esteve à frente de mais de 40 lançamentos comerciais de longas-metragens na Olhar, com destaque para: “Ferrugem” de Aly Muritiba, “Meu Corpo é Político” de Alice Riff, “Rafiki” de WanuriKahiu, “Al ice Júnior” de Gil Baroni, “Vento Seco” de Daniel Nolasco, “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira.
Paula Gomes, de Aracaju-SE, é gestora de marketing e empresas pela FGV, com mais de 17 anos no audiovisual. Cofundadora e Diretora Geral da Olhar, distribuidora focada na diversidade do audiovisual independente, já lançou maisde 40 obras no Brasil. Antes, atuou na produção executiva de curtas, longas e conteúdos para TV. Na gestão pública, coordenou a Regional Sudeste da Linha de Conteúdos para TVs Públicas (FSA/Ancine/EBC) e trabalhou na Fundação Aperipê de Sergipe, tenmdo sido presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paran á (2021-2022), Conselheira Municipal de Cultura de Curitiba (2020-2021) e atualmente é suplente no Conselho Superior de Cinema (2023-2025).