Multa por falta de exame toxicológico começa a valer nesta quinta, 1º de julho

0

Motoristas de todo Brasil com CNH das categorias C, D e E com vencimento entre março e junho de 2021 e que não realizaram o exame toxicológico no prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) podem ser multados em R$ 1.467,35, a partir desta quinta-feira, 1º de julho.

Um levantamento da Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox) aponta que cerca de 115 mil motoristas com CNH dessas categorias não realizaram o exame toxicológico periódico.

O exame, que é obrigatório para motoristas profissionais das categorias C, D e E, detecta o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas no organismo do condutor, em uma janela de até 90 dias. Se o resultado for positivo, isso implicará no descumprimento da lei e, portanto, caberá aplicar as devidas punições.

Todos os motoristas habilitados nas carteiras C, D ou E com idade inferior a 70 anos, deverão renovar sua licença para dirigir conforme a nova resolução, já os condutores acima de 70 anos deverão realizar o exame apenas na renovação da CNH.

A diretora do Laboratório Microlab, Dra. Maribel Ferreira, explica a importância da realização do exame no prazo estipulado e como ele é realizado.

“Inicialmente o exame é essencial pela segurança, diminuindo o número de acidentes, onde muitas vezes inocentes morrem porque os motoristas estavam sob efeito de substâncias. É muito importante para a segurança de quem está de caminhão, mas também pra quem está de carro, de moto e até mesmo pedestres”, comenta.

A proprietária explica que o processo é muito simples e rápido e que o mais demorado é na verdade o cadastro realizado antes do exame, para que tudo ocorra de forma correta e seguindo as leis. Depois de pronto o cadastro, é coletado o cabelo do motorista, que deve medir no mínimo 4cm. Se o cabelo for mais curto que isso, são retirados pelos dos braços, pernas ou outras partes do corpo.

O Laboratório Microlab oferece a você um espaço confortável e moderno, atendimento agilizado e com excelentes profissionais. Lembre-se que boas escolhas trazem bons resultados e realize o seu exame toxicológico dentro do prazo estipulado por lei.

Para mais informações: InstagramFacebook, site ou whatsapp.

Fique atento aos prazos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here