O clima já é de festa no Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul. Na próxima segunda-feira (29), a moradora Benta Ferreira de Souza completará 100 anos. Para celebrar, os demais idosos estão preparando uma decoração especial que será utilizada na ocasião. A festa de aniversário conta com engajamento de toda a equipe de funcionários da instituição.
Natural de São Francisco de Paula, Benta trabalhava no campo, lidando com o cuidado de animais. Não chega a se lembrar da mãe, que faleceu quando ela era muito nova. Casou-se, porém, seu esposo também faleceu cedo.
Se mudou para Caxias do Sul para trabalhar a fim de sustentar a família. João Ferreira, seu único filho vivo, costuma visitá-la no Lar, onde ingressou em 2023. Ativa, Benta tem amigos, gosta de pedalar na bicicleta ergométrica e participa das atividades de artesanato. A preferida é pintar desenhos com lápis de cor.
“O que eu mais gosto é a pintura, porque me distrai. E também gosto muito de salada e arroz. Rezo muito à noite. Agradeço por estar aqui. Se Deus quer que eu esteja, vamos continuar”, afirma.
Para o diretor da instituição, Valdir Costella, ter uma centenária entre os moradores é sinal de que o cuidado é eficiente:
“É uma tendência que as pessoas envelheçam cada vez mais, chegando e passando dessa idade. Por isso, precisamos fortalecer estruturas como a do Lar. Afinal, a sociedade precisará cada vez mais delas”, avalia.
Como ajudar:
O Lar da Velhice aceita doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, fraldas geriátricas, roupas em bom estado e material escolar para as oficinas. Também é possível colaborar via PIX, utilizando a chave 88.663.604/0001-69, ou pelo site https://www.lardavelhicesaofrancisco.com.br.
As doações podem ser entregues na sede do Lar, na rua Antônio Pieruccini, número 85, no bairro Marechal Floriano, em qualquer horário.
Lar da Velhice São Francisco de Assis
O Lar fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência para 78 moradores, mantendo-se com doações. Sem fins lucrativos, está localizado no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, e preza pelo atendimento de idosos que não têm condições de viver com suas famílias.