Foto: Programação comemorativa à emancipação movimenta Monte Belo do Sul dia 09 de março/Crédito Vagão Filmes

Monte Belo do Sul se prepara para viver um março histórico. Ao longo de todo o mês, o município celebrará seus 33 anos com uma agenda repleta de atividades – inspiradas, também, na celebração do sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

“É uma forma de homenagearmos o legado dos colonizadores, sobre o qual está alicerçada a identidade de Monte Belo do Sul em cada um de seus detalhes, da economia à gastronomia, passando pela arquitetura e cultura”, destaca o Secretário de Turismo e Cultura, Alvaro Manzoni.

Emancipado de Bento Gonçalves no dia 20 de março de 1992, Monte Belo do Sul vem escrevendo sua história desde 1877, com a chegada de imigrantes italianos provenientes de Udine, Mantova, Cremona, Veneza, Vicenza, Treviso, Bérgamo, Modena e Beluno. A cidade tem sua força econômica baseada na agricultura, principalmente na viticultura, e é considerada a maior produtora de uvas finas per capita da América Latina.

Essa conexão norteia a programação festiva preparada para a celebração do aniversário. As comemorações começam no dia 08 de março (sábado), com encontro de cantorias italianas na Igreja Matriz, seguido de jantar baile do Ragazzi dei Monti na Sociedade 24 de Maio. O domingo seguinte (09) acolhe aquele que vem com a expectativa de ser o ápice das comemorações, com as atrações do tombo da polenta gigante, do desfile cênico e da pisa de uvas coletivas – tudo regado pelo melhor da enogastronomia e atrações culturais locais.

Foto: Monte Belo do Sul/Crédito Vagão Filmes

Todas as festas em um dia só

A data especial, reunindo num único dia as atrações do Polentaço, da Festa de Abertura da Vindima e do Vieni Vivere la Vita Festival – seus três principais eventos –, também demarca a comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A festa se concentrará na Praça Padre José Ferlin e em seu entorno, das 10h30min às 19h, com entrada franca e uma agenda artística com shows de música e dança.

Emoldurado por um dos cartões-postais do pequeno município, a Igreja Matriz São Francisco de Assis, o espaço concentrará restaurantes, vinícolas, agroindústrias e outros estabelecimentos com a produção local para aproximar os visitantes do jeito simples de Monte Belo. Isso ficará evidente nos próprios hábitos exaltados durante o encontro de caráter cultural, que celebra o legado da vitivinicultura, da gastronomia e dos costumes deixados pelos imigrantes.

Os visitantes poderão vivenciar isso, por exemplo, participando da pisa coletiva de uvas, divulgada como a maior do mundo. Dispostos numa ‘mastela’, um grande recipiente de madeira, os frutos são pisados para extrair o sumo da uva, rememorando os primórdios da vinificação na região. Da mesma forma, poderão acompanhar o preparo da polenta num tacho gigante com capacidade para o cozimento de 800 quilos desse que é um dos mais simbólicos pratos da imigração. A atração principal é assistir a derrubada da polenta, mas melhor ainda é poder degustá-la logo após, quando é distribuída gratuitamente ao público.

Foto: Pisa das Uvas/Crédito Augusto Tomasi

Toda cultura de origem italiana também estará representada no desfile cênico, em edição especial, condensada para integrar a programação. Nos carros alegóricos, as comunidades monte-belenses exibem seus hábitos e costumes, da alimentação à religião, das vestes ao lazer. Entre um e outro momento do cortejo, grupos de dança italiana, alemã, polonesa e gaúcha ganham seu espaço e, também, merecido reconhecimento pelas valiosas contribuições que agregam à identidade e desenvolvimento do município.

Celebração também no interior

No dia 15 de março, Monte Belo do Sul recebe um encontro de motos custom, o Carranca Custom Fest, com gastronomia e shows de rock e country, tendo como atração principal a banda Garotos da Rua, no pórtico de entrada da cidade.

Mas os eventos comemorativos ao aniversário do município não se resumem à sede. O interior também terá programação, como os tradicionais almoços comunitários, no dia 16, na comunidade São José. Também no interior estão agendados o Jantar do Espumante, no dia 22, na comunidade Santo Antônio, com show de Andri & Hector e Banda, e o Giardino Vêneto, nos dias 28 e 29, na comunidade Santo Isidoro, com enogastronomia e show internacional da banda Star Beatles.

Serviço
O quê: celebração dos 33 anos de emancipação de Monte Belo do Sul
Quando: de 8 a 29 de março
Onde: Praça Padre José Ferlin, ruas centrais e interior de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca

Programação

Dia 8 (sábado)

Encontro de Cantorias Italianas – Igreja Matriz São Francisco de Assis a partir de 17h (Entrada Franca)

Jantar de baile com Ragazzi Dei Monti – Sociedade 24 de Maio

Dia 9 (domingo)

Celebração dos 150 Anos da Imigração Italiana no Estado do RS e 33 anos de Emancipação de Monte Belo do Sul – Praça Padre José Ferlin de 10h30min às 19h – (Entrada Franca)

• Tombo da Polenta Gigante de 800kg

• Pisa Coletiva de Uvas

• Desfile Cênico Cultural

• Área Enogastronômica

• Shows de Música e Dança

Dia 15 (sábado)

Carranca Custom Fest – Encontro de Motos Custon – Portal de Entrada da Cidade – 10h30 às 19h, (entrada franca), com espaço gastronômico + Shows de rock e country – destaque GAROTOS DA RUA

Dia 16 (domingo)

Festa em honra a São José – Comunidade São José a partir de 10h, com missa e almoço tradicional da culinária local

Dia 22 (sábado)

Jantar do Espumante – Comunidade Santo Antônio (Oitenta da Leopoldina) – a partir de 19h30min, com jantar e show/baile com Andri & Hector e banda

Dias 28 e 29 (sexta-feira e sábado)

2º Giardino Vêneto – Comunidade Santo Isidoro – Sexta de 18h às 00h e sábado de 11h às 24h (Entrada Franca), com enogastronomia local e shows, com destaque para Star Beatles