A Microsoft anunciou Sam Altman liderará a nova equipe interna de inteligência artificial do desenvolvedor de software depois que o cofundador da OpenAI foi demitido de sua startup na semana passada. A decisão divulgada nesta segunda é uma tentativa de reforçar os planos de IA da Microsoft e tranquilizar os investidores.
Greg Brockman, membro do conselho e cofundador da OpenAI que também deixou a empresa na semana passada, se juntará à Altman e a Microsoft “agirá rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para seu sucesso”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft, em postagem no LinkedIn. Em outra publicação no X, antigo Twitter, Nadella disse que Altman atuará como CEO do novo grupo interno.
A mudança foi a mais recente em três dias dramáticos para o relacionamento da Microsoft e da OpenAI, um plano de backup para Nadella depois que seus esforços para restaurar Altman e Brockman para OpenAI foram frustrados. O conselho da OpenAI nomeou o ex-chefe do Twitch, Emmett Shear, como CEO. Nadella escreveu que a Microsoft espera conhecer Shear e trabalhar com ele.
“Continuamos comprometidos com nossa parceria com a OpenAI e temos confiança em nosso roteiro de produtos, em nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar nossos clientes e parceiros”, disse Nadella no LinkedIn.
O chefe da Microsoft tem renovado toda a linha de produtos de sua empresa em torno da tecnologia OpenAI e investiu US$ 13 bilhões na startup, tornando a Microsoft de longe seu maior acionista, com uma participação de aproximadamente 49%.
Mesmo assim, a Microsoft ficou chocada na sexta-feira (17) quando recebeu apenas alguns minutos de aviso de que o conselho havia destituído Altman, que tem um relacionamento próximo com Nadella. A notícia fez com que as ações da Microsoft caíssem em meio à preocupação de que a turbulência na OpenAI pudesse impactar negativamente toda a estratégia de IA da Microsoft. Eles reverteram o curso e subiram até 2,7% nas negociações de pré-mercado de segunda-feira, após o anúncio de Nadella.
Os executivos da Microsoft também ficaram surpresos no domingo com a nomeação de Shear, pois esperavam que conseguiriam fazer com que o conselho da OpenAI recuasse e permitisse que Mira Murati, que havia sido nomeada CEO interina, devolvesse Altman e Brockman à empresa em alguma função, disse pessoas familiarizadas com o pensamento da empresa. Eles pediram para não serem identificados ao discutir deliberações privadas.
Ainda não está claro quem ou quantos ex-funcionários da OpenAI podem ingressar na Microsoft – Nadella disse que colegas de Altman e Brockman seguiriam – nem como a Microsoft equilibrará seu compromisso contínuo com a OpenAI com seu próprio novo grupo de IA liderado por Altman. Nadella apresentou o LinkedIn e o GitHub como exemplos de empresas de propriedade da Microsoft que operam com “identidades e culturas independentes” e com seu próprio CEO.
A Microsoft trabalha há mais de 20 anos em sua própria pesquisa de IA. A sua decisão de depender fortemente da tecnologia OpenAI e de fornecer a essa empresa vastos recursos computacionais, em alguns casos através de projetos internos, causou alguma tensão entre aqueles que trabalham internamente em IA. Embora alguns funcionários de longa data da IA da Microsoft tenham deixado a empresa, transferir Altman e Brockman para a Microsoft pode causar mais consternação.
Fonte: InfoMoney