A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), informa que a tradicional premiação do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva será realizada no dia 25 de novembro, no Tulipa Restaurante, nos Pavilhões da Festa da Uva. O concurso, que chega neste ano à 23ª edição, é promovido pela SMAPA e Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul).

A realização do evento era uma incerteza por causa da pandemia de coronavírus. No entanto, mudanças nos decretos estaduais liberando eventos corporativos, desde que seguidos os protocolos, motivaram os organizadores a promover a premiação. “O objetivo é valorizar os produtores de uva, vinho e sucos, bem como os profissionais desta importante cadeia econômica”, destaca o titular da SMAPA, Valmir Susin. “Com todos os cuidados, vamos manter uma bela história de 23 anos”, diz.

O formato será reduzido em comparação a anos anteriores e irá seguir as normas de saúde e segurança para garantir o distanciamento. “O público será de apenas 10% da capacidade do espaço, com participação limitada a dois representantes de cada vinícola. Os próprios servidores da Secretaria, que sempre participavam, serão restritos a um grupo de no máximo dez pessoas necessárias para trabalhar na premiação. Mas está havendo compreensão, por causa do momento que vivemos”, observa o secretário Susin.

Ele acrescenta que a edição de 2020 será lembrada também por uma safra de uvas considerada por especialistas como de excelente qualidade e pelo aumento no consumo de vinho durante a quarentena, quando a bebida passou a ser mais apreciada em família. “Apesar de todas as adversidades, participaram neste ano 33 cantinas, apenas uma a menos que nos anos de 2019 e 2018”, diz. Susin destaca ainda a evolução na qualidade dos vinhos e sucos registrada ao longo dos anos, mantendo a tradição e a credibilidade do concurso. O certame caxiense é um dos pioneiros do Estado: a primeira edição foi em 1998.

As 145 amostras inscritas concorreram nas categorias Vinho Tinto de Mesa, Branco de Mesa, Rosado de Mesa, Branco Vinífera, Tinto Vinífera, Tinto Vinífera Engarrafado e Suco de Uva. A análise sensorial foi realizada em setembro, no mezanino da Festa da Uva, reunindo 16 especialistas. Os vinhos premiados receberão troféus e poderão ser comercializados com o Selo do Concurso (ouro ou prata) correspondente a sua respectiva premiação.

Atualmente, cerca de 70 vinícolas produzem vinhos e/ou sucos de uva em Caxias do Sul. O Município possui 1,6 mil propriedades com quatro mil hectares plantados de videiras, conforme cadastro vitícola de 2015. A produção anual de uva é da ordem de 86 mil toneladas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here