A trupe Médicos do Sorriso: A Arte Humanizada deverá atender quase 25.000 pacientes internados nos hospitais públicos de Caxias do Sul, Porto Alegre, Horizontina, Santa Rosa e Montenegro, até abril de 2024. O grupo de palhaços com 12 artistas, liderados pelo ator e idealizador do projeto Davi de Souza, cumpre uma agenda de duas visitas semanais com previsão de duração de 3horas cada.
Em Caxias do Sul, os pacientes do Hospital Geral já estão recebendo doses caprichadas de alegria todas as segundas-feiras, das 18h às 21h, e nas quintas, das 08h30mim às 11h30min, sendo que as visitas vão até o mês de janeiro de 2024. Nas demais cidades as atividades iniciaram em novembro e se estendem até abril de 2024.
No ano em que celebra os 20 anos de história a equipe dos Médicos do Sorriso festeja as conquistas com trabalhos realizados em 20 instituições de saúde do Rio Grande do Sul, impactando a rotina de atendimento de mais de 70 mil pessoas, com muita leveza e descontração no ambiente hospitalar. É por meio das brincadeiras, humor e contação de histórias que os “doutores” promovem um atendimento especial aos internados.
“Certa vez ouvi de um médico que, enquanto eles realizam o tratamento sério nos pacientes, nós fazemos o atendimento lúdico, de riso frouxo aos internados. Essa é a nossa essência, promover um momento com humanidade, com um olhar e atenção especial para a cada pessoa que cruzar nosso caminho enquanto estiver naquele ambiente”, afirma Davi.
O projeto Médicos do Sorriso: A Arte Humanizada é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e na cidade de Caxias do Sul conta com o patrocínio da Voestalpine Meincol S.A. e coordenação geral do Médicos do Sorriso.
Sobre os Médicos do Sorriso
Criado em 2004, em um hospital de Caxias do Sul, o grupo Médicos do Sorriso, sob direção de Davi de Souza, começou a traçar uma história de amor e empatia pelo próximo. Após dois longos anos de organização, expectativa e aprimoramento, os primeiros atendimentos começaram de segundas às sextas-feiras; manhã e tarde, com turnos de três horas cada. Na mesma época, o projeto até então pioneiro no Rio Grande do Sul, começou a viajar por diversas cidades, mostrando o sucesso da aplicação da humanização do ambiente hospitalar.
Ao longo dessas duas décadas de história, a equipe do Médicos do Sorriso contou com importantes parcerias desde o início, algumas possibilitando a continuidade ao projeto, tais como CPFL (RGE), Unimed Nordeste-RS, Empresas Randon, Marcopolo, Orquídea Alimentos, Lojas Colombo, Panvel Farmácias e Sthill.
As atuações do grupo têm beneficiado milhares de pessoas em todos esses anos. Só em 2023, está possibilitando que os hospitais das cidades de Flores da Cunha, Farroupilha, Veranópolis, Montenegro, São Leopoldo, Canela e Caxias do Sul recebam visitas semanais dos artistas, sendo mais de 15mil pessoas impactadas diretamente.