A funkeira MC Carol foi às redes exigir participação nos lucros gerados pela música “Tubarão, Te Amo”, que usa sua voz e viralizou nas redes até entrar no Top 3 do Spotify americano. Ao entrar em contato com o DJ Lk da Escócia, responsável pela gravação do hit, MC Carol não obteve qualquer retorno.
“Usar minha voz sem autorização nas músicas tá virando um hábito! A última foi essa ‘Tubarão, Te Amo’ que está bombando nas redes. Eu não tô recebendo 1 real”, escreveu no Twitter. “Minha equipe está tentando contato no telefone da equipe do DJ Lk e eles simplesmente não atendem ou não respondem”.
A faixa traz um sample da canção “Eu Te Amo”, lançada pela MC Carol em 2014: um trecho onde a cantora diz “Tô apaixonada” foi adicionada em “Tubarão Te Amo”. Samplear é uma prática comum na música internacional e vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Consiste em pegar trechos já existentes de outras obras para adicionar em uma nova produção. No entanto, é necessária a autorização dos intérpretes e compositores originais para fazê-lo.
Com o uso de samples, trechos retirados de uma composição e incluídos em uma nova, as definições de plágio – ou simplesmente cópia – estão menos definidas. Na legislação do Brasil, por exemplo, não existe uma definição sobre a partir de quantas notas compartilhadas entre duas músicas configura plágio.
Confira o clipe da música Tubarão, Te Amo:
Fonte: Folhapress