Existem dois ótimos motivos para se levar o almoço ao trabalho ou à faculdade. Uma é a preocupação com a saúde. Acredito que a grande maioria já tenha interesse por uma vida mais saudável, com pratos equilibrados. Outro motivo claro, é a economia que fizemos ao evitar restaurantes, lanchonetes e gastar uma pequena fortuna.

Existe uma fórmula simples para uma refeição saudável. Aqui está a proporção a respeitar:
– 2 tipos de verduras e/ou legumes
– 1 proteína
– 1 carboidrato
– 1 leguminosa

Dica número 1: Alimentos que causam sono
O que causa o sono após a alimentação é a combinação de carboidrato com a gordura. É nesta hora que nosso organismo tem os picos de glicemia. Para evitar dormir após a refeição, evite os alimentos ricos em carboidrato (e também açúcares) como:
1. Macarrão
2. Pão
3. Arroz
4. Batata
5. Farofa
6. Sobremesas açucaradas

Número 2: Abuse desses alimentos
Claro, estamos falando dos vegetais e verduras indispensáveis para uma boa alimentação. Inclua também a gordura boa e carne vermelha. Não esqueça dos ovos, que auxilia no combate ao cansaço e a falta de disposição pois é rico em ferro, ácido fólico, vitaminas B12 e B5, niacina e riboflavina.

As bebidas e sobremesas
Se a sobremesa faz parte do seu menu, dê preferência ao chocolate amargo e as frutas vermelhas. Esses alimentos contém antioxidantes que ajudam a eliminar a sensação de mal-estar e ainda atuam como estimulantes para o cérebro. Para te dar ainda mais energia, beba café preto ou chá-verde pois estimulam o metabolismo e o cérebro.

Ideias para o almoço
1. Abobrinhas e Tomates recheados: Escolha seu recheio e leve ao forno. É prático, rápido e não custa muito.
2. Quiches: Outra excelente alternativa são os quiches. Pode também ser feito com massa quebrada/podre, mas existe receita onde é só misturar todos os ingredientes e colocar ao forno (como as receitas de tortas, por exemplo). O quiche leva bem menos farinha e mais ovos que as tortas salgadas.
3. Lasanha de beringela: A massa é substituída pela beringela. Sirva com salada verde.
4. Macarrão de abobrinha/curgete: Outro legumes para substituir a massa de macarrão são as abobrinhas/curgetes.
5. Cuscuz marroquino: Outro prato completo e equilibrado.
6. Saladas: Abuse sempre das saladas.
7. Hambúrguer Vegetariano: Já existem várias receitas de hambúrgueres vegetarianos feitos à base de feijão, grão-de-bico e soja. Podem ser assados no forno. E ao invés do pão, sirva com saladas e legumes.
8. Salmão: Rico em ômega 3, o salmão combina com legumes e salada verde.
9. Culinária Asiática: Pratos como Yakissoba, Chow Mein , frango xadrez, são pratos equilibrados e completos com proteínas e legumes. Onde pode-se também variar os carnes e vegetais.
10. Wrap: Pode ser de frango ou salmão defumado. Um almoço leve e prático. Prefira massas integrais.
11. Panquecas: Também uma receita versátil, onde podemos variar os recheios. Use por exemplo ricota com espinafre, atum e peito de peru.

Fonte: PetitChef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here